23°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Tata Ricardo é reeleito presidente da CPHAAN da Bahia

Mais uma vez, Camaçari vai estar especialmente representada na presidência da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
19/10/2023 às 16h35
Tata Ricardo é reeleito presidente da CPHAAN da Bahia
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

Mais uma vez, Camaçari vai estar especialmente representada na presidência da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia (CPHAAN) do Conselho Estadual de Cultura (CEC). É que Táta Ricardo Tavares – destaque na atuação cultural do município e em todo a Bahia – foi reeleito com aclamação para estar à frente da instituição, o que é motivo de orgulho para o município.

A eleição da mesa diretora aconteceu quarta-feira (18/10), durante a 5ª Sessão Extraordinária da CPHAAN, quando foram empossados os novos membros do órgão. Táta Ricardo destaca que, “é uma alegria ter a confiança e a credibilidade dos meus pares que me escolhem, de forma unânime, para liderar essa instância, entendendo a importância da construção coletiva e ampla. Isso mostra que a CPHAAN, sob a minha gestão, fez um bom trabalho, mas que não faria o que fizemos se não fossemos todos juntos”, afirmou.

Continua após a publicidade

“A gente está nessa segunda gestão para continuar lutando pelas políticas de conservação e preservação do patrimônio cultural, além da valorização dos saberes, dos fazeres, das práticas, da ancestralidade, das manifestações, que é o nosso maior legado, que é o patrimônio imaterial, e buscando, de fato, dialogar com o poder público e a sociedade civil a fim de cuidarmos da salvaguarda e preservação do patrimônio”, completou.

Sobre Táta Ricardo:

Táta Ricardo ocupa o cargo de Tata Kwa Nkisse (sacerdote) do Terreiro de Lembá, comunidade tombada como Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Camaçari. Ele já foi presidente do Conselho Municipal de Cultura, onde também ocupou a presidência da Câmara de Patrimônio Cultural Material e Imaterial e coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura (Secult).

Ele é militante dos movimentos sociais e culturais do estado e tem um vasto currículo: é teólogo; pedagogo; antropólogo; psicanalista clínico e psicoterapeuta; especialista em Literatura Brasileira; sociólogo da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia, Sociologia e Antropologia; psicopedagogo; pós-graduado em Gestão de Museus Especialista em Patrimônio Cultural e Arqueologia, Coordenação e Inspeção Escolar, História da Cultura Africana e Afro-brasileiro; mestre de Cultura Popular e doutorando em Psicologia Social na Universidade de Buenos Aires – Argentina.

Táta Ricardo foi eleito conselheiro do CEC em 2020 com a maior votação registrada até o momento no órgão, sendo também presidente da Comissão Estadual Temporária de Segmentos Culturais 2021. Instituída pelo Decreto 15.137 de 16 de maio de 2014, a Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural é um instrumento de trabalho do Conselho Estadual de Cultura, que tem como principal missão, analisar e emitir parecer sobre pedidos de registros (patrimônios intangíveis) e tombamentos (bens materiais) encaminhados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Confira abaixo a nova composição da CPHAAN:

Táta Ricardo Tavares – presidente;

Evanice Lopes – vice-presidenta;

Joseval do Espírito Santos Silva Júnior (Júnior Afikodé) – membro conselheiro;

Antônia Lúcia Barbosa de Jesus Dias – membro conselheira;

Selma Jesus de Souza – membro conselheira;

Marcos de Aguiar Porto – 1° suplente;

Célia Magna Nunes Silva (Negra Magna) – 2° suplente.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários