23°C 27°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Para comemorar restauração do Timor-Leste, exposição destaca tecido tradicional do país

Exposição que destaca o Tais – tecido tradicional feito à mão em Timor-Leste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Une...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
20/05/2025 às 19h16
Para comemorar restauração do Timor-Leste, exposição destaca tecido tradicional do país
Foto: Ana Clara Ribeiro/ Agência CLDF

Exposição que destaca o Tais – tecido tradicional feito à mão em Timor-Leste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – foi inaugurada na Câmara Legislativa, nesta terça-feira (20), data em que se comemora a restauração da independência do país, situado no sudeste asiático e integrante da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Elemento essencial da cultura timorense, o Tais é confeccionado artesanalmente em teares rudimentares, com a utilização de fios de algodão tingido. A produção ocorre em todas as regiões da nação e cada município apresenta padrões, cores e significados próprios, refletindo a diversidade e riqueza cultural do povo. A sua aplicação é ampla, sendo usado, por exemplo, em cerimônias e rituais.

Continua após a publicidade

Na abertura da mostra, que reúne ainda telas, fotografias, objetos e trajes, a embaixadora do Timor-Leste no Brasil, Maria Ângela Carrascalão, falou das relações entre o Brasil e seu país, além da formação da identidade cultural da nação timorense, “paulatinamente construída desde que missionários portugueses lá chegaram em 1515”. Também sublinhou a condução do Timor-Leste por José Ramos Horta, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que voltou à presidência em 2022.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


Em nome do governo brasileiro, o embaixador Everton Lucero, diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Ministério das Relações Exteriores, enfatizou “a amizade profunda” entre os dois países, “que compartilham laços históricos, sentimentais, linguísticos e culturais, além de uma visão comum do mundo”. Lucero salientou ainda a cooperação entre as nações amigas e homenageou a data “celebrada por meio da arte e cultura”.

Presidente do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Jane Marrocos elogiou a “beleza contida nas peças têxteis”, que ficarão expostas no Espaço Cultural Athos Bulcão da CLDF até a próxima sexta-feira (23). Ela também exaltou a comemoração, no dia de hoje, do 23º aniversário da restauração da independência do Timor-Leste.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários