O Instagram lançou nesta quarta-feira (5) o Threads, uma rede social criada para rivalizar com o Twitter, que anunciou há alguns dias um limite temporário para leitura de posts.
As primeiras notícias sobre o aplicativo da Meta surgiram em março deste ano e, antes de ser batizado com a marca atual, o projeto passou por vários codinomes, como P92 e Barcelona. Atualmente, nas lojas virtuais, o novo app é apresentado como uma rede na qual "as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã".
Disponível para Android e iPhone (iOS), o Threads vai aproveitar o alcance de seu aplicativo-irmão para crescer. Na nova rede social, os usuários poderão fazer login e encontrar amigos por meio de suas contas no Instagram, que tem mais de 2 bilhões de usuários.
Além disso, quem tiver as duas contas conectadas vai mostrar na bio do Instagram o número de sua inscrição no novo app. Mark Zuckerberg, por exemplo, foi o 1º a entrar no Threads (veja ao final).
Anunciada como um espaço de "atualizações em tempo real e conversas públicas", a nova rede se parece muito com plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon.
Ela suporta posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outras pessoas publicaram.
Uma diferença para o Twitter é que o Threads não tem área de trending topics, que mostra assuntos mais comentados na rede. Segundo a nova rede social, esse recurso será lançado no futuro.
Os usuários do Threads decidem quem pode responder aos seus posts – todos, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas – e tem recursos de segurança como o filtro que oculta termos específicos em comentários. Os usuários que você bloqueou no Instagram também são bloqueados no novo aplicativo.
A previsão era de o Threads fosse liberado apenas na quarta-feira (6), às 11h, mas o Instagram decidiu adiantar seu lançamento para esta quarta-feira (5), às 20h.
Threads será compatível com redes abertas O Instagram afirmou que sua equipe está trabalhando para tornar o Threads compatível com redes sociais abertas por meio do padrão aberto ActivityPub, usado pelo Mastodon. Assim, mesmo quem não tiver o Threads poderá seguir e interagir com pessoas que estão na rede social.
Como baixar o Threads no iPhone
Abra a App Store e busque, clicando no ícone da lupa, pelo app" Threads, an Instagram App. Clique em "obter". Confirme a ação inserindo a sua senha do iCloud. Depois disso, é só abrir e o app e aproveitar.
Como baixar o Threads no Android
Basta abrir a Google Play Store no celular e buscar por " Threads, an Instagram app" na barra de busca. Clique no botão "instalar", localizado no canto superior direito. Confirme a ação e aguarde o download ser finalizado. Depois disso, é só abrir o aplicativo e curtir.
Após baixar o aplicativo, o usuário receberá um aviso de que o login precisa ser aprovado em notificação que será enviada para o Instagram. Em seguida, é possível importar informações dessa mesma rede, como nome, Bio e links. Logo depois, é só escolher se prefere usar um perfil público ou privado.
O próximo passo é decidir quais perfis seguir na plataforma. Enquanto isso, no Instagram, o perfil ganha um selo temporário para avisar aos seguidores que o usuário já tem uma conta na nova rede social.
Segundo a Meta, assim como no Instagram, é possível adicionar palavras ocultas e deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil na nova rede. Basta clicar no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads também.