25°C 29°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Serviço de Verificação de Óbitos realiza webconferência sobre fluxo de remoções cadavéricas

Evento destinado aos gestores e médicos das equipes municipais de saúde pretende esclarecer o fluxo de trabalho

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
21/11/2022 às 12h05
Serviço de Verificação de Óbitos realiza webconferência sobre fluxo de remoções cadavéricas
SVO realiza webconferência sobre fluxo de remoções cadavéricas para fins epidemiológicos e elucidação das causas mortis mal definidas - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) realiza nos dias 22 e 23, uma webconferência para esclarecimentos sobre o fluxo de trabalho para remoções cadavéricas em todos os municípios,com o objetivo de elucidação das causas mortes mal definidas. O evento será realizado no formato on-line, via plataforma do Google Meet e será destinado aos gestores e profissionais médicos dos 139 municípios do Tocantins.

O coordenador técnico do SVO, o patologia, doutor Arthur Alves Borges explicou que o evento será organizado em dois momentos para atender a todas as regiões e municípios. No dia 22, participam os profissionais da Macrorregião Norte, a partir das 14 horas e no dia 23 será a vez dos municípios da Macrorregião Sul.

Continua após a publicidade

A gerente do SVO, LuziaRodriguez Nogueira informou que “a SES-TO firmou contrato com uma empresa especializada nos serviços de remoção cadavérica (translado intermunicipal), com objetivo de produzir dados epidemiológicos, através da realização de necropsia de pessoas falecidas de morte natural, com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, para a definição e implementação de políticas de saúde e fidelidade estatística do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)”.

Luiza Rodriguez Nogueira explicou que “após as necropsias iremos fornecer a respectiva Declaração de Óbito (DO), para que os gestores possam elaborar políticas públicas de qualidade, norteando a Vigilância sobre agravos compulsórios. Esses dados são de suma importância, uma vez que podem colocar em evidências os possíveis riscos emergentes à saúde pública”.

Mais esclarecimentos aos municípios podem ser obtidas pelos telefones: (63) 3218-7320 ou pelo 0800 6459 585.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários