.
25°C 30°C
João Pessoa, PB

Pontos essenciais para ter um e-commerce competitivo

No mercado atual, onde estar presente no cenário digital é essencial, as empresas precisam se atentar em como diferenciar o negócio

16/08/2022 às 15h35
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

O e-commerce segue em crescimento. Números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam um faturamento de R$ 73,5 bilhões no primeiro semestre de 2022. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. 

Esse aumento é auxiliado por conta das lojas virtuais possibilitarem a venda de produtos para todas as regiões do Brasil, por exemplo. Além de proporcionar presentes diferenciados para diferentes estilos e comemorações. Entretanto, um ponto importante para pleno funcionamento da loja é uma equipe engajada.

Continua após a publicidade

Para que um e-commerce explore o potencial, é preciso lançar mão de estratégias em todos os setores – produção, estoque, logística, SAC, pós-venda – para oferecer uma experiência completa aos clientes. Sendo assim, há três pilares fundamentais para um e-commerce prosperar: planejamento estratégico, produtos de qualidade e um SAC eficiente.

O planejamento consiste em selecionar os produtos que a empresa vai vender, tirar boas fotos e produzir textos e conteúdos criativos, que atraiam o consumidor. Também é fundamental conhecer os parceiros, verificar a data de validade de produtos perecíveis, avaliar a forma da logística, o cumprimento dos prazos e todos os pormenores que possam eventualmente atrapalhar a experiência do cliente.

Produtos de qualidade são uma premissa básica em qualquer loja, seja on-line, seja física. Quando se compra para uso próprio ou para presentear, existe todo o cuidado de pesquisar as versões, tamanhos, cores, além do investimento financeiro e afetivo. Dessa maneira, o cliente pode levar em consideração a loja onde fez a compra e, numa próxima oportunidade, voltar ao local.

O SAC diferenciado, por sua vez, pode contribuir para retorno dos clientes ao e-commerce. É uma ferramenta essencial para colher feedbacks, tanto positivos como negativos, dos consumidores, e assim, aperfeiçoar a experiência.

O hábito de comprar pela internet é realidade no país, pois se trata de uma forma prática, eficiente, cômoda, e muitas vezes, rápida, conforme o processo de logística. Tornou-se um caminho que deve seguir em paralelo com o ambiente físico, por isso é necessário ter cuidado para atender da melhor forma possível as expectativas dos consumidores.

 

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa, PB
28°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 30°

32° Sensação
3.09km/h Vento
78% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h20 Nascer do sol
05h13 Pôr do sol
Sex 30° 25°
Sáb 30° 25°
Dom 30° 24°
Seg 28° 24°
Ter 28° 24°
Atualizado às 20h04
Publicidade
click aqui para testar o serviço de IPTV
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 352,773,34 -0,78%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade
Publicidade