Monday, 15 de August de 2022 18:56
83.9.9606-0256
Cidades Espírito Santo

Prefeitura oferta Consulta Oftalmológica para alunos

Garantindo o atendimento para todos, ontem (31) a Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), ofertou Co...

01/07/2022 15h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de João Neiva - ES
Foram detectadas 76 crianças com dificuldade visual.
Foram detectadas 76 crianças com dificuldade visual.

Garantindo o atendimento para todos, ontem (31) a Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), ofertou Consulta Oftalmológica, em regime de mutirão, para os alunos que apresentaram dificuldade visual em ação executada nas escolas municipais.

O trabalho aconteceu entre os dias 17 de maio a 02 de junho de 2022 tendo como objetivo a saúde dos olhos dos estudantes. Utilizando a Escala de Sinais de Snellen foram detectadas 76 crianças com dificuldade visual.

O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, salienta que o trabalho além de beneficiar na saúde da criança a ajudará na escola. “A saúde ocular é essencial para o aprendizado. Com uma visão sadia o educando irá aprender melhor”.

O enfermeiro Lindomar Soprani explica que quando se pensa na saúde ocular no ambiente da escola é imprescindível ajustar as lentes e ampliar o foco da questão. “A questão não é apenas se o educando enxerga ou não. Deve-se reconhecer a importância da saúde visual como um todo indivisível”.

Segundo o enfermeiro, no que tange à saúde ocular do indivíduo, pode-se afirmar que as causas de perda da capacidade visual são múltiplas. “Em geral, essas causas relacionam-se a fatores biológicos, sociais e ambientais, por vezes passíveis de serem evitados ou minimizados”.

A ação, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), permite aos alunos vivenciarem com qualidade os processos de desenvolvimento, evitando atraso no aprendizado e até evasão escolar. “ O PSE tem como objetivo a identificação de possíveis problemas relacionados à saúde, inclusive a ocular”, salienta Lindomar.

A escola tem o papel fundamental na identificação de possíveis agravos à saúde dos estudantes e na realização de ações de promoção à saúde. “É um ambiente propício para reflexão da vida, da produção de autocuidado, de convivência, de cidadania e de saúde, visto que nela se dá boa parte das interações sociais e é o lugar institucionalizado de aprendizagem”, informa o enfermeiro.

Sumaida Zuccolotto
Comunicação

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h53 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

25° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva