Monday, 15 de August de 2022 19:17
83.9.9606-0256
Meio Ambiente Acre

Governo incentiva educação ambiental com recolhimento de resíduos sólidos no Rio Japiim

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Política Indígenas (Semapi), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e...

24/06/2022 19h15
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Política Indígenas (Semapi), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Mâncio Lima (Sematur), a Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Urbanismo de Mâncio Lima, e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) realizaram nesta sexta-feira, 24, o recolhimento de resíduos sólidos da superfície e margens do Rio Japiim, em Mâncio Lima.

A ação faz parte de uma série de programações no mês de junho referentes ao Mês do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 deste mês.

A ação faz parte do calendário do Mês do Meio Ambiente no Estado. Foto: cedida
A ação faz parte do calendário do Mês do Meio Ambiente no Estado. Foto: cedida

A titular da Semapi, Paola Fernanda Daniel, explica que o papel do Estado é realizar a educação ambiental à população, para manter a conservação e preservação do meio ambiente no Acre, além de diminuir índices de descarte ilegal de resíduos, queimadas e desmatamento.

“Essa ação faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente e aconteceu nas margens do Rio Japiim, onde houve o recolhimento dos resíduos para demonstrar à comunidade local como ainda há um descarte irregular de lixo. A ajuda dessas pessoas que moram próximo ao rio é primordial para o avanço das políticas públicas de conservação da natureza”, frisou.

Além do recolhimento, o governo faz também o trabalho de conscientização da comunidade local sobre o descarte irregular de resíduos. Foto: cedida
Além do recolhimento, o governo faz também o trabalho de conscientização da comunidade local sobre o descarte irregular de resíduos. Foto: cedida

O Rio Japiim, que corre pelo município de Mâncio Lima, é um dos afluentes do Croa, e a proposta do recolhimento destes resíduos faz parte de uma política do governo de conscientizar a população sobre a sustentabilidade e conservação da natureza por meio da educação ambiental.

A gestora explica ainda que a Semapi já articula um calendário permanente de ações que vão ocorrer ao longo de todo o ano, com o objetivo de cada vez mais conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente no estado.

“Um dos pedidos do governador Gladson Cameli é trabalhar com a educação ambiental das pessoas, mostrar que elas fazem parte da transformação social e cultural do espaço. O papel do Estado vai ser fortalecer a educação ambiental, que é como uma semente, precisa ser alimentada todos os dias para no futuro crescer forte e saudável”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 21° Máx. 29°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva