Monday, 15 de August de 2022 18:27
83.9.9606-0256
Assistência Social Tocantins

Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende mais de 7,4 mil pessoas de janeiro a maio de 2022

Instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, com apoio de voluntários

10/06/2022 10h50
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Instituição tem o custeio contínuo do Governo do Tocantins - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Instituição tem o custeio contínuo do Governo do Tocantins - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Entre os meses de janeiro a maio, a Casa de Apoio Vera Lúcia gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), já realizou mais de 7,4 mil atendimentos. Os hóspedes são pacientes encaminhados, por assistentes sociais, dos hospitais públicos de Palmas; Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas. Em 2021, a instituição hospedou mais de 17 mil pessoas.

Um dos beneficiados, Janielle Neres Tavares, de Conceição do Tocantins, chegou, em Palmas, há cerca de um mês para tratamento de saúde e ficou hospedada na Casa de Apoio. "Tava muito mal, já fiz tratamentos quimioterápico e radioterapia, está quase terminando. Mas agora estou muito tranquila, muito feliz porque estou me curando", contou.

Sobre o atendimento na Casa de Apoio ela ressaltou o acolhimento da equipe é muito bom. "A equipe é muito atenciosa, tranquila. Os funcionários conversam com a gente, se preocupam com nosso estado de saúde. A gerente está sempre conosco e pergunta do que estamos precisando. E as pessoas que dividem o quarto com a gente também estão tranquilas", contou.

"A gente tem saudade de casa, dos nossos filhos, da família, mas aqui o lugar é ótimo. No final do mês estou indo embora, mas vou ficar com saudades das pessoas daqui", afirmou Janielle Tavares.

Outra que esteve hospedada na instituição, por quase dois meses, foi Vilma Ribeiro da Silva Rodrigues, moradora de Monte do Carmo. "Adorei ficar aqui, queria até que fosse mais tempo. Digo que a Casa de Apoio deveria ser chamada de Cantinho do Amor, porque aqui só recebi amor e carinho e isso, junto a fé que tenho em Deus, melhorou minha parte psicológica e me curou. Quando eu for embora vou carregar todos vocês no meu coração", declarou.

O Governo do Tocantins, por meio da Setas, oferece na Casa de Apoio quatro refeições diárias, balanceadas, apoio psicológico e espiritual e entretenimento e informações e orientações por meio de palestras. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instituição também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Apoio voluntário

"Com apoio de voluntários, a instituição recebe doações e repassa para quem necessita, além de lanches os hóspedes também recebem, por meio de doações voluntárias, objetos de uso pessoal, tais como roupas e calçados (novos ou pouco usados), além de kits de higiene e de beleza. Para isso, a Casa conta com a contribuição de associações de amigos e igrejas, entre outros grupos, como também de doações individuais", informou a gerente da Casa de Apoio, Elisângela Sardinha.

O diretor de Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dimas Magalhães contou que, juntamente com os alunos da instituição, faz um trabalho social ajudando associações e entidades que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade social. "Realizamos eventos, de onde arrecadamos alimentos e doamos para instituições que necessitam", contou. "Conhecemos o trabalho sério realizado na Casa de Apoio, um trabalho muito bem conduzido pela gerencia da Casa, e sabendo das necessidades dos hóspedes, com o apoio dos alunos, servidores e amigos, contribuímos sempre que podemos", explicou.

"Procuramos fazer daqui um ambiente de tranquilidade e conforto para receber as pessoas que passam por momentos de desequilíbrio em sua saúde”, afirma a gerente da instituição. Ela conta que muitos pacientes chegam acreditando que voltam logo para seus lares e, por conta dos tratamentos, precisam ficar meses e até anos hospedados na Casa. "Essas pessoas, geralmente, precisam de objetos de uso pessoal, tais como: sabonete, shampoo, absorvente, escova e creme dental, entre outros. E para essas doações precisamos da contribuição dos voluntários", informou.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas.

O local oferece um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, contação de histórias e até minicursos. A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso.

Para ter acesso ao serviço de hospedagem, o paciente passa por uma triagem, com base na vulnerabilidade social e é encaminhado para a Casa de Apoio, segundo Elisângela Sardinha.

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.

Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende mais de 7,4 mil pessoas de janeiro a maio de 2022
Gerente da Casa, Elisângela Sardinha, em conversa com hóspede - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende mais de 7,4 mil pessoas de janeiro a maio de 2022
Casa de Apoio conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h13 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
22 km/h Vento
65% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva