Sunday, 26 de June de 2022 14:25
83.9.9606-0256
Geral Paraná

Famílias de Virmond têm casas regularizadas pelo Governo do Estado

Cinquenta famílias de Virmond receberam nesta terça-feira (17) as matrículas de suas casas registradas em cartório. O documento, que comprova a pro...

17/05/2022 18h50
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: COHAPAR
Foto: COHAPAR

Cinquenta famílias de Virmond receberam nesta terça-feira (17) as matrículas de suas casas registradas em cartório. O documento, que comprova a propriedade dos imóveis, foi emitido após a conclusão do projeto de regularização fundiária realizado pelo Governo do Estado na cidade, na região Centro-Sul do Paraná.

O projeto recebeu um aporte de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza por meio do programa Morar Legal Paraná . O serviço foi executado por uma empresa especializada contratada pela Cohapar, que também supervisionou todas as etapas do trabalho, que envolve procedimentos técnicos e cartoriais.

O modelo de contratação por lote e pelo critério de menor preço reduziu os custos por imóvel. Mesmo assim, os R$ 713 gastos em cada unidade habitacional regularizada foram totalmente custeados pelo Governo do Estado. Com os subsídios, famílias de baixa renda que moravam há anos em situação irregular nas localidades de Mierzva e Sverdowski não pagaram nada pelo serviço.

É o caso da auxiliar de limpeza Francisca da Rosa, de 35 anos, que há nove convivia com a insegurança de viver em uma casa sem escritura. “Nós só tínhamos um contrato de compra e venda sem registro, que não tinha valor nenhum, então causa muita preocupação”, relata. “Agora a gente não precisa se preocupar mais, porque nós somos os donos”, comemora Francisca.

URBANIZAÇÃO –Outro benefício da regularização fundiária é a possibilidade de realização de obras nos loteamentos legalizados pelas administrações municipais. No caso de Virmond, o prefeito Neimar Granoski já se comprometeu com a realização de intervenções que devem garantir uma infraestrutura melhor à população das duas regiões atendidas.

“Este é um projeto importante porque atende as famílias menos favorecidas, que não têm a oportunidade de comprar um imóvel em um lote regularizado”, avalia Granoski. “A partir da legalização dos terrenos, pretendemos inicialmente fazer investimentos na iluminação pública e posteriormente no calçamento das ruas”, conclui o gestor municipal.

MORAR LEGAL –O chefe do escritório regional da Cohapar em Guarapuava, Elmar Vornes, explica que outros municípios da região também estão sendo contemplados pela iniciativa. “Já entregamos títulos em Irati, Inácio Martins e Pitanga e temos projetos em andamento em Turvo e Prudentópolis, onde as famílias devem receber as escrituras registradas nos próximos meses”, informa.

Em todo o Paraná, a meta do Governo do Estado é regularizar aproximadamente 16 mil moradias de 48 municípios no âmbito do Morar Legal Paraná. Destes, 2.911 já foram entregues aos beneficiários.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 14h22 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

33° Sensação
19 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol e Chuva
Tuesday (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva