Sunday, 26 de June de 2022 15:17
83.9.9606-0256
Geral Maranhão

Governo do Maranhão realiza maior programa de regularização fundiária para região Sul

O Iterma, junto às prefeituras, firmou o Acordo de Cooperação Técnica para a emissão de 2.000 títulos de domínios espalhados por vários municípios ...

17/05/2022 16h46
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Obras na MA de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba. (Foto: Gilson Teixeira) - Obras na MA de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba. (Foto: Gilson Teixeira)
Obras na MA de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba. (Foto: Gilson Teixeira) - Obras na MA de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba. (Foto: Gilson Teixeira)
17/05/2022

Na noite de abertura da 18ª Agrobalsas, realizada nesta segunda-feira (16), aconteceram dois importantes marcos para a regularização fundiária da região Sul do estado, beneficiando mais de 3.500 famílias.

O Iterma, junto às prefeituras, firmou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a emissão de 2.000 títulos de domínios espalhadas por vários municípios do Sul do Maranhão, num total de 30 mil hectares.

Com a assinatura do ACT, o Iterma pode planejar, coordenar e fiscalizar as operações de campo; disponibilizar acesso à base fundiária do instituto, bem como os arquivos físicos, referentes aos imóveis localizados na região Sul do estado do Maranhão; orientar, treinar e supervisionar o trabalho dos profissionais durante o processo de regularização, realizar os serviços de levantamento, demarcação e georreferenciamento. 

Além desta conquista, o acordo contempla também, de forma pioneira, a entrega do Kit de Regularização Fundiária, em que o Iterma junto a emissão dos Títulos de Domínio, concede o Cadastro Ambiental Rural - CAR, em parceria com a Secretaria de Agricultura (SAF) e junto ao INCRA, e ainda, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural- CCIR. 

Estes documentos são fundamentais para a propriedade rural, dando maior amparo ao trabalhador rural. 

O governador Carlos Brandão ressaltou a conquista dos agricultores da região Sul que agora podem produzir mais sem conflito no campo. “Com a entrega dos títulos e toda a documentação regularizada o agricultor fica tranquilo para poder trabalhar e, assim, movimentar mais a economia, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio maranhense”. 

“A regularização fundiária garante acesso ao crédito, aos programas governamentais e às inovações tecnológicas, além de promover a competitividade e a sustentabilidade dos negócios, sem deixar de lado a conservação ambiental, estamos orgulhosos de fazer história, beneficiando muitas famílias aqui na região Sul”, afirmou o diretor-presidente do Iterma, Anderson Ferreira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 15h02 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

33° Sensação
19 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol e Chuva
Tuesday (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva