24°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Prefeitura lança guia para imigrantes com tradução em três idiomas

Disponível em Espanhol, Inglês e Francês, a cartilha tem como objetivo informar os migrantes estrangeiros sobre as políticas públicas desenvolvidas...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
24/06/2024 às 21h21
Prefeitura lança guia para imigrantes com tradução em três idiomas
Ivan Feitosa / SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio do Grupo de Apoio Local do MigraCidades, lançou oficialmente nesta segunda-feira, 24/6, o "Guia Básico para Migrantes Estrangeiros em São José do Rio Preto". O evento foi realizado no gabinete do prefeito e contou com a participação de diversas secretarias municipais, incluindo Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Saúde e Trabalho e Emprego, que fazem parte do MigraCidades.

A iniciativa conta também com o apoio da Rede Refúgio e da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, por meio da Rede de Atenção ao Migrante Internacional (RAMIN).

Continua após a publicidade

“Rio Preto tem sido uma cidade que quer ser cada vez mais cultural, democrática, inclusiva, humana e solidária, e este guia para os migrantes estrangeiros representa um pouco desse ideal”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

Disponível em espanhol , inglês e francês , o guia tem como objetivo principal informar os migrantes sobre as políticas públicas desenvolvidas pela cidade para atendê-los. O conteúdo abrange uma ampla gama de serviços, incluindo documentação, saúde pública, assistência social, educação, trabalho e emprego, além de acesso a direitos específicos para mulheres, pessoas com deficiência e igualdade racial.

De acordo com a venezuelana Clara Isabel Gonzalez, 26 anos, o guia vai facilitar a vida dos imigrantes na cidade. “Principalmente para as pessoas que estão chegando agora aqui em Rio Preto, elas já vão saber para onde ir e quais serviços essenciais buscar para não ficarem perdidas. Vai facilitar bastante”.Estão incluídas também informações sobre serviços da Rede Refúgio e da UNESP, por meio da Rede de Atenção ao Migrante Internacional (RAMIN), bem como espaços públicos de lazer, cultura, contatos importantes e a equipe técnica responsável. Além disso, o guia aborda questões relacionadas a violações de direitos, ressaltando que nenhum migrante deve ser discriminado, independentemente de sua situação migratória. 

“Queremos garantir que todos os migrantes se sintam acolhidos e que saibam que podem contar com as políticas públicas municipais. Gostaria de destacar a importância do trabalho colaborativo e da união de todos os envolvidos neste projeto. Juntos, estamos construindo uma cidade mais inclusiva”, disse a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.

Busca do Flickr

Dados Imigrantes

De acordo com o sistema de Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (CECAD) de maio de 2024, o Cadastro Único do município de Rio Preto tem 1.127 imigrantes de 37 países. Entre esses, destacam-se a Venezuela, com 476 imigrantes, o Haiti, com 150, e a Bolívia, com 127.Na Secretaria de Educação, atualmente são 221 alunos imigrantes matriculados na rede municipal de ensino, distribuídos em 46 escolas, representando 16 nacionalidades diferentes.

Sobre o MigraCidades

O programa "MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil" é uma parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública.

O objetivo do MigraCidades é contribuir para a construção e gestão da governança migratória local de forma qualificada e planejada, em conformidade com a meta 10.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa assegurar uma migração ordenada, segura, regular e responsável por meio de políticas bem geridas.

São José do Rio Preto participa do selo MigraCidades desde 2020, destacando-se pelo comprometimento em desenvolver ações que beneficiam a comunidade migrante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários