23°C 31°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Secretaria da Assistência Social participa de evento sobre migração, cidadania e direitos humanos

Foto: Felipe Pinheiro / SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta segunda-feira, 24, do seminário Voz...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom SC
24/06/2024 às 20h37
Secretaria da Assistência Social participa de evento sobre migração, cidadania e direitos humanos
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Felipe Pinheiro / SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta segunda-feira, 24, do seminário Vozes em Movimento: Migração, Cidadania e Direitos Humanos. O evento ocorre no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), em Florianópolis.

Continua após a publicidade

“O Governo do Estado está empenhado em aprimorar as políticas públicas para os migrantes que chegam ao nosso estado. Procuramos acolher e auxiliar no que for necessário, com foco na inserção no mercado de trabalho e na atualização da documentação. Um trabalho que é reforçado também com a vinda dos migrantes climáticos do Rio Grande do Sul”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A SAS foi uma das convidadas e foi representada pela gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes. Na oportunidade também participaram do debate a representante de Projetos da Organização Internacional para Migrações (OIM) em Santa Catarina, Carol Peçanha; Richardson Civil, da Associação de Jovens Haitianos em Ciências da Saúde e Anna Luiza Odebrecht, agente de Proteção na Ong Círculos de Hospitalidade. A mediação foi de Claudia Lazcano, coordendora do projeto de Extensão InterAções.

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), da Polícia Federal, Santa Catarina tem mais de 153 mil imigrantes. Somente no ano passado o número aumentou em mais de 28 mil. Por isso, a Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS trabalha para contribuir na regularização de documentos dos imigrantes que chegam ao estado e realiza diversas reuniões para buscar estratégias para melhorar, facilitar e agilizar a esse processo; que é uma das grandes dificuldades desse público. A SAS, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, também é responsável por receber as denúncias de violação de direitos contra os imigrantes e encaminhamento aos órgãos necessários.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários