24°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos no Vale do Itajaí

Foto: Adrio Centeno/ IMAA Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos na quinta-feira, 20, e, para celebrar a data, atividades de e...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom SC
18/06/2024 às 19h53
Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos no Vale do Itajaí
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Adrio Centeno/ IMA

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos na quinta-feira, 20, e, para celebrar a data, atividades de educação ambiental como teatro e contação de histórias foram preparadas pela equipe da Reserva em conjunto com a Associação Caminho do Louvor. Elas serão realizadas nesta quarta-feira, 19, em Imbuía, para os alunos da EBM Profª Umbelina Lorenzi. No dia 26 de junho, as atividades também vão ocorrer em Nova Trento, para os estudantes da EBM Aguti.

Continua após a publicidade

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado, a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta foi fundada no Vale do Itajaí com o objetivo principal de proteger a canela-preta (Ocotoa catharinenses), árvore predominante na área, mas que se encontra ameaçada de extinção.

Localizada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, esta importante Unidade de Conservação possui uma área de 1.899 hectares, atuando como divisor das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí-açu e Tijucas.

Sobre a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta tem o objetivo abrigar e proteger espécies de vegetação que estão desaparecendo de Santa Catarina. Pesquisas científicas realizadas no local apontaram mais de 170 espécies de aves, como o ameaçado Sabiá-cica e o endêmico Trepador-de-coleira.

Além de ser coberta pela Floresta Atlântica, pesquisadores encontraram mais de 70 espécies diferentes de árvores em um único hectare, com destaque para o palmito juçara e exemplares de bromélias e orquídeas.

:: Saiba mais sobre a Reserva no Site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Para mais informações o contato com a equipe poder ser feito pelo telefone: (47) 9. 9189-3678, e também pelo e-mail: canelapreta@ima.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários