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Angolana é a primeira aluna a chegar na Uema pelo Programa de Mobilidade Internacional do GCUB Brasil

Antonia Maria Sobrinho Neto, egressa da Escola Superior Pedagógica do Bengo, já está em solo maranhense e iniciou os estudos no Mestrado em Educação.

03/05/2024 às 21h09
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
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- A angolana Antonia Maria Sobrinho Neto, da Escola Superior Pedagógica do Bengo, veio cursar o Mestrado em Educação da Uema (Foto: Divulgação)
- A angolana Antonia Maria Sobrinho Neto, da Escola Superior Pedagógica do Bengo, veio cursar o Mestrado em Educação da Uema (Foto: Divulgação)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Superintendência de Relações Internacionais (SRI/Uema), intensifica as parcerias com instituições de ensino superior estrangeiras, buscando a internacionalização da pós-graduação.

Assim, a Uema, em 2023, se associou ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), fazendo parte do Programa de Mobilização da associação, que conta com várias universidades do país.

Ao abrir o edital para inscrição de instituições estrangeiras houve mais de 443 inscritos para a Uema, sendo dois alunos de universidades angolanas selecionados. Antonio Pedro Fernandes Maria, da Universidade Agostino Neto, que fará doutorado em História, a partir de agosto de 2024; e Antonia Maria Sobrinho Neto, egressa da Escola Superior Pedagógica do Bengo, que já está em solo maranhense e iniciou os estudos no Mestrado em Educação.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, é um passo importantíssimo no enfrentamento deste, que é um dos principais desafios da pós-graduação na Uema atualmente, a internacionalização. “A adesão ao GCUB é mais uma estratégia da Uema numa parceria com a SRI, com o intuito de avançar em relação a internacionalização da nossa pós-graduação”, explicou o pró-reitor.

“Essa é uma experiência muito válida, tendo em vista que precisamos, como instituição, abrir espaço para a internacionalização dos nossos estudos, pesquisas e produções. Antonia terá a oportunidade de vivenciar nossa Universidade nesses dois anos que passará aqui conosco, e isso é uma contrapartida que a Uema dá para a formação de um estudante de outro país, que leva experiências do Brasil, do Estado, da IES para fora e recebemos também as experiências dela. O nosso programa foi um dos mais procurados e espero que seja uma parceria exitosa”, destacou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ana Lúcia Cunha Duarte.

Para o superintendente de Relações Internacionais da Uema, Silas Nogueira de Melo, receber os alunos vai além da internacionalização. “Não só ajuda a fortalecer a internacionalização da nossa universidade, com essa troca de experiências e vivências, mas também estreita cada vez mais os nossos laços com a África e com o sul global no todo. Além disso, ao receber alunos de diferentes partes do mundo, a Uema promove a diversidade e a inclusão, que são valores fundamentais para uma educação verdadeiramente globalizada”, ressaltou.

A aluna Antonia está encantada com a receptividade da Universidade. “A estada no Maranhão está sendo muito agradável. A Uema e o Mestrado em Educação têm me recebido muito bem. Tive e estou tendo total apoio. Essa receptividade levarei pra vida toda”, afirmou.

Ela, ainda, complementou: “Esse edital é de inclusão, independente da classe social todo mundo tem a oportunidade de dar continuidade aos estudos, para que possa de uma forma ou de outra contribuir significativamente no seu país. Essa mobilidade, esse intercâmbio é muito importante e tudo isso tem sido muito rico”.

A mestranda está sendo orientada pela profa. Sannya Rodrigues, que não está medindo esforços para que ela tenha uma excelente passagem pela Uema. “A pesquisa dela está dentro da linha que trabalho, que é tecnologias, então logo abracei a temática. Creio que é muito positivo a abertura do intercâmbio que é mais do que um intercâmbio científico, não deixa de ser cultural. A aluna já está recebendo vários convites a nível de grupos de pesquisa para contar a experiência da educação em Angola e aspectos culturais. Isso expande não só nossas fronteiras interinstitucionais, mas também essa troca cultural que é importante”, frisou.

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