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Seplan: Novo SEI promoverá integração e agilidade entre processos da esfera municipal

O projeto faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que busca disponibilizar e unificar as informações em tempo real, tornando-se o meio pri...

30/04/2024 às 20h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

O projeto faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que busca disponibilizar e unificar as informações em tempo real, tornando-se o meio principal de tramitação de documentos, eliminando o uso do papel.

Desde 1º agosto de 2023, o Sistema Integrado de Informações (SEI) é utilizado como principal meio de gestão de documentos e processos eletrônicos nas Unidades da Administração Pública da Prefeitura de Marabá. A nova tecnologia estabelecida por meio do Decreto Municipal nº 397, de 1º de agosto de 2023, está em processo de adaptação, implantação e migração pelos setores administrativos das Secretarias.

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A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que está à frente do processo, trabalha por meio da comissão organizadora do SEI, na implementação, capacitação, treinamento e suporte ao usuário.

 Karan El Hajar, Secretário de Planejamento
Karan El Hajar, Secretário de Planejamento

“É uma mudança de cultura, porque estamos acostumados com processos e documentos físicos. Nosso objetivo com a implantação desse sistema é eliminar em mais de 95% a tramitação em papel dentro do governo, o que chamamos de “Papel Zero”. O sistema possui uma interface amigável e com práticas inovadoras de trabalho. Os servidores públicos que já estão utilizando o SEI não querem retroceder, pelo contrário, querem avançar mais ainda, além de se tornarem nossos agentes de transformação nessa mudança que vai ser de extrema importância para todos nós”, ressalta o Secretário de Planejamento, Karan El Hajar.

Segundo o titular, o SEI veio para otimizar todos os tipos de processos, mas para que ele fosse implementado no município, foi necessário melhorar a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com ampliação em equipamentos que pudessem recepcionar o Sistema, localizados na sede da Seplan.

“Fizemos um investimento alto em equipamentos, como servidores para armazenamento de dados, storage, entre outros necessarios para recepcionar esse sistema – SEI, como também os sistemas de tributos, Folha de Pagamento, e-sus e contabilidade. Isso só está sendo possível graças ao apoio do nosso gestor municipal, que entendeu a importância da implantação do SEI dentro do nosso município.”

De acordo com Lucas Macedo, assessor da Diretoria de Governança da Seplan, a necessidade de implantação do SEI se deu a partir das novas regras para a realização dos processos licitatórios, que desde 2022 obrigaram a utilização de meios eletrônicos para tramitar qualquer licitação.

Lucas Macedo, assessor da Diretoria de Governança da Seplan
Lucas Macedo, assessor da Diretoria de Governança da Seplan

“Como tínhamos essa necessidade de ter um sistema para nos enquadrarmos às novas regras de Licitação, tivemos que procurar uma plataforma a ser utilizada, mas todas eram de um custo elevado, mas quando vimos a possibilidade de utilizarmos um sistema do Governo Federal e que já havia um acordo de cooperação técnica para que ele fosse implantado aqui, logo fizemos a adesão da plataforma, que foi bastante aceita pelos servidores”, explica o assessor.

O SEI foi inicialmente utilizado para as licitações, sendo estendido posteriormente para vários outros processos como envio de ofícios entre as Secretarias, frequência, folha de pagamento, solicitação de férias, licença-prêmio, licença-maternidade, licença-saúde, etc. A plataforma é totalmente web e funciona a partir de um acesso individual, onde o usuário, que precisa ser servidor público, deve criar o login e senha para utilizar as funcionalidades do site. Atualmente, 850 usuários estão cadastrados para utilização do sistema.

Uma das vantagens do SEI é a padronização de todos os processos dentro do site, por meio do “Plano de Trabalho”, um check list passo a passo para direcionar o usuário a compor cada processo, com modelo de documentos para preenchimento, sem precisar criar do zero.

A Comissão do SEI é formada por 6 membros, que realizaram as etapas de implantação do Sistema em cada Secretaria. A primeira etapa é o treinamento. Após isso, a comissão fica à disposição para dar suporte aos usuários que passaram pela primeira etapa. De acordo com Rita de Cássia Alves, integrante da Comissão do SEI, o suporte é parte principal do processo.

Rita de Cássia Alves, integrante da Comissão do SEI
Rita de Cássia Alves, integrante da Comissão do SEI

“É o momento em que o servidor está criando aquela conexão com o sistema. A partir daí surgem as dúvidas que eles não tiveram lá no treinamento e nós prestamos esse suporte diariamente a eles, seja presencialmente ou virtualmente”, destaca Rita.

Nos treinamentos, é disponibilizado um passo a passo chamado “Jornada de Treinamento”, um documento de fácil compreensão, similar a um jogo de trilha, que direciona o usuário a um vídeo explicativo, podendo ser acessado quantas vezes for necessário.

A utilização integral do SEI como tramitação de qualquer processo já é realidade em várias Secretarias. O avanço trouxe mais agilidade para o servidor Carlos Henrique Passos, Diretor de Convênios na Seplan, que utiliza a ferramenta desde outubro do ano passado.
“Um dos pontos mais positivos do SEI é a questão da praticidade, onde as informações estão concentradas em um só lugar, além da melhor comunicação entre os departamentos e padronizar todos os documentos. Antes, os processos tinham um pouco de demora no fluxo entre as Secretarias, chegando a demorar de dois a três dias. Mas com esse novo sistema, a comunicação passou a ser muito mais eficaz”, elogia o servidor.

Além disso, Carlos enfatiza a importância do treinamento obtido pela equipe de comissão.
“Foi realizado de forma excelente, onde eles abordaram todas as ferramentas do sistema, pois de nada valeria a gente ter acesso sem o treinamento correto”, complementa.

O SEI

Idealizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2009, o Sistema Eletrônico de Informações é utilizado por todas as esferas do Governo Federal como principal ferramenta de tramitação de processos e faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que busca disponibilizar e unificar as informações em tempo real, tornando-se o meio principal de tramitação de documentos, eliminando o uso do papel. Vale ressaltar que a plataforma é totalmente gratuita para o Poder Público Municipal.

Conheça mais sobre o Sistema Eletrônico de Informações:

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