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Dez projetos de programação disputam o Seduckathon nesta quarta-feira(24)

Os vencedores participarão de intercâmbio internacional nos Estados Unidos e Coréia do Sul.

23/04/2024 às 23h08
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Dez times formados por estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), matriculados nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais, vão disputar o Seduckathon. Os vencedores participarão de intercâmbio internacional nos Estados Unidos e Coréia do Sul.

A etapa final da primeira competição de tecnologia e programação da Seduc começa nesta quarta-feira (24) e segue até a próxima sexta (26).

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Cada time idealizou um projeto que será apresentado no Centro de Convenções de Teresina e as dez equipes foram selecionadas após passar por um processo avaliativo que, na primeira etapa, contou com 1.500 estudantes inscritos.

Ao final, dos seis times vencedores, quatro times irão participar de um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul, totalizando 30 alunos que terão a experiência de um intercâmbio internacional.

Em Parnaíba, a equipe do Liceu Parnaibano vai apresentar o AEE Buddy, um sistema para auxiliar na identificação de comportamentos e emoções em sala de atendimento educacional especializado.

O professor Francisco Coelho explicou que o projeto desenvolvido pelos alunos tem por objetivo otimizar estratégias de ensino e promover um ambiente educacional eficaz, através da observação e compreensão dos padrões comportamentais dos estudantes.

“O nosso projeto tentará desenvolver uma ferramenta para auxiliar nessa análise de comportamentos e emoções, especialmente em sala de AEE”, disse o orientador do time.

Do município de Pio IX, a equipe do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, vai apresentar um Conselheiro Virtual de Saúde Mental na Escola. Segundo o professor Diógenes, responsável pela equipe, o projeto visa diminuir os impactos causados pela pandemia.

“Criamos um serviço chamado Conselheiro Virtual, que poderá ser acessado tanto pelo computador ou pelo celular, onde o jovem vai conversar e receber conselhos da inteligência artificial. Após o aconselhamento, o aluno, se preferir, poderá ser encaminhado para um atendimento presencial pela coordenação do colégio”, disse o professor.

O time do Ceti Maria da Conceição Salomé, em Teresina, chegou à etapa final do Seduckathon com a proposta de um aplicativo de rastreamento e localização dos ônibus escolares da Seduc – Connect School Bus.

O professor Júnior Araújo explicou que o transporte público é essencial para uma comunidade. A ferramenta vem para garantir mais conforto e comodidade para pais e alunos.

“O aplicativo de rastreamento e monitoramento de ônibus escolar possibilitará aos responsáveis acompanharem seus filhos em tempo real com a localização do veículo, além de receber as notificações em relação ao embarque e desembarque dos alunos”, afirmou.

O 4º projeto selecionado foi desenvolvido pelos estudantes do Ceti Raimundinho Andrade, em Campo Maior, denominado “Seduc Guard: Propondo Melhorias na Segurança Escolar Através de Uma Plataforma Web”.

O projeto tem por objetivo propor melhorias de segurança nas escolas, por meio de um aplicativo onde os alunos possam realizar denúncias. 

De acordo com o professor orientador do projeto, Olímpio Passos, a ideia é que as denúncias possam ter uma resposta mais ágil. “Para desenvolver o sistema, nós estamos utilizando tecnologias como HTML, CSS e o JavaScript. Queremos ter um aplicativo que realmente funcione e que seja inteiramente intuitivo”, afirmou.

O projeto Programação Transporte Escolar, criado pela equipe do Ceti Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi criado após a análise de todas as necessidades encontradas no transporte escolar.

 “Construímos o projeto baseado no transporte escolar que também é uma necessidade, pois dependendo da localização dos alunos, alguns chegam a ficar até três horas diárias no trajeto de deslocamento de sua casa até a escola e da escola até sua casa”, disse o professor orientador, Gilvan Alves.

Idealizado por meio da realidade de alunos com deficiência auditiva, o Ceti Paulistana, localizado no município de Paulistana, criou o projeto “Teacher Talk”, visando alcançar uma maior inclusão de alunos com deficiência auditiva. 

“Esses alunos na maioria das vezes interpretam o que o professor fala apenas pela leitura labial, por isso vimos a necessidade do desenvolvimento desse projeto que tem uma capacidade de uso muito grande, não somente dentro da nossa escola, mas que pode melhorar a inclusão em um contexto geral”, completou o professor orientador, Sales Macedo.

A proposta desenvolvida pelos alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundo Pessoa, do município de Monsenhor Gil, é um projeto voltado para promover a inclusão no ambiente escolar. O professor orientador, Gabriel Sobrinho, explica que a iniciativa tem como foco minimizar os desafios enfrentados pelos estudantes com síndrome de Down no processo de aprendizagem.

“O objetivo do projeto é fazer com que os professores saibam lidar melhor com esses alunos e transformar sua forma de ensinar em algo mais dinâmico e divertido. Para os jovens, acredito que está sendo uma experiência enriquecedora, são novos conhecimentos que fortalecem a formação acadêmica e profissional, mas também promovem a cidadania e outros valores como o respeito e a inclusão”, comentou.

No município de Guaribas, os alunos da 2ª Série do Curso de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire vão apresentar uma plataforma adaptativa educacional integrada com inteligência artificial (IA).

De acordo com o professor orientador, Eraques Folha, os estudantes perceberam que o avanço tecnológico trouxe novas ferramentas educacionais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem.

“Com isso, surgiu a nossa ideia do projeto Edula, uma plataforma educacional que personaliza os estudos de cada estudante, adaptando-se às necessidades e habilidades individuais para aprimorar o desempenho acadêmico. Nossa expectativa é mostrar o quanto a educação tecnológica proporciona novos caminhos cheios de oportunidades e experiências”, conta.

A nona equipe selecionada é de Teresina, formada pelos estudantes do CEEP Pref. João Mendes O. de Melo, que criaram o Programa de Administração de Nutrição Diária Alimentar – Panda Alimentação.

Com orientação do professor Allan Jheyson, o programa avalia a quantidade de refeições da escola e calcula de acordo com a quantidade de alunos no dia. “O Panda permite que o aluno solicite no início do dia a refeição e, desta forma, a equipe do refeitório pode quantificar de forma mais precisa a quantidade de alunos e ver a especificidade alimentar, como alérgenos. Também realiza o controle da fila”, disse.

A 10ª equipe selecionada é do Ceti Conselheiro Saraiva, em Batalha-PI, desenvolveu a plataforma Livrotech, um sistema que permite a consulta do acervo bibliográfico, o empréstimo e a renovação a partir do cadastro de usuários e livros disponíveis na escola.

“Pensamos em implementar a acessibilidade para nossa bibliotecária que possui deficiência visual, facilitando a consulta ao acervo de livros disponíveis”, ressaltou o professor orientador Mayke Lobardo.

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