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Em Brasília, deputado Pedrossian Neto apresenta viabilidade de trecho da Malha Oeste

Em Brasília, o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para defender a retomada da ferrovia ...

18/04/2024 às 17h38
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
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Deputado Pedrossian Neto conversa com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília
Deputado Pedrossian Neto conversa com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília

Em Brasília, o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para defender a retomada da ferrovia Malha Oeste e o trecho da linha ferroviária que abrange Campo Grande a Ponta Porã.

Esta tem sido pauta levantada pelo deputado desde o começo de seu mandato, quando iniciou uma série de audiências públicas pelo interior de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o pedido pela volta da ferrovia com o ramal citado acima, ganhou o apoio dos prefeitos das cidades de Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, além dos sindicatos e produtores rurais.

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“Nós contestamos o ministro [na reunião de ontem], de forma técnica. O ministro ficou impressionado com a robustez dos nossos argumentos, com os dados técnicos, e inclusive, ele pediu para reexaminar a matéria. O ministro disse que, pelos dados, a ANTT [Agência Nacional dos Transportes Terrestres] errou ao dizer que o ramal não seria viável. Nós abrimos uma nova discussão, um novo capítulo, para incluir o ramal Campo Grande-Ponta Porã, que era considerado carta fora do baralho”. 

O deputado Pedrossian Neto mostrou que, apenas nos municípios por onde passa a ferrovia e os distantes até 100 quilômetros, a safra de 2023 resultou em mais de 5 milhões de toneladas de soja e 6 milhões de toneladas de milho. 

“Só no ramal Campo Grande-Ponta Porã, nós temos 18 milhões de toneladas de carga para ser transportada. Então não fica de pé a argumentação da ANTT, de que não existe carga e que portanto não teria viabilidade. Tem carga, tem atividade econômica, tem viabilidade, sim”.

Relembre

Segundo o projeto apresentado no ano passado pela ANTT, os dados apontam que o ramal Campo Grande a Ponta Porã teria carga reduzida, portanto, inviável. “Eles estão falando que, em 2035, seriam 200 mil toneladas. Mas o volume de grãos na safra de 2022, só de soja, foi de 13 milhões de toneladas”, citou o deputado anteriormente.

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