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9 dicas imperdíveis para vender online e crescer profissionalmente

É preciso saber e entender de boas práticas e algumas táticas para se dar bem neste meio.

02/12/2021 às 18h04
Por: Redação Fonte: TV Cariri
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9 dicas imperdíveis para vender online e crescer profissionalmente

Para todo e qualquer empreendedor, aumentar suas vendas é sempre um fator interessante e importante. Por esse e outros motivos, vender online acabou por se tornar costumeiro, visto a sua rentabilidade.

Ainda sim, não são todos que estão preparados para adentrar ao mundo do e-commerce. Ou que, pelo menos, dispõem de uma loja virtual de seu próprio negócio para realizar transações.

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Assim, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, algumas dicas incríveis para se vender online e crescer profissionalmente, permitindo tornar o seu empreendimento na potência que este pode ser.

Aproveite e boa leitura!

Uma tarefa mais complicada do que parece

Ainda que a tecnologia nos permita realizar transações comerciais via internet, esta está longe de ser uma tarefa fácil. Principalmente pelo fato de que, com a adição e popularização do mundo virtual, o consumidor final passou a ser muito mais exigente.

É preciso saber e entender de boas práticas e algumas táticas para se dar bem neste meio. Hoje, nenhuma empresa sobrevive sem fazer parte da internet, uma vez que esta permite um maior contato com o cliente.

Pode ser possível ainda que você precise fazer alguns investimentos para iniciar nesse meio, com logística, consultoria ou outras despesas. Contudo, se você se planejar bem e contratar um empréstimo com garantia que não pese no orçamento, o sucesso do seu negócio é certo. 

 

Mas para que tal seja possível e eficaz, é preciso certos conhecimentos. Ainda que exista a possibilidade de contratar uma empresa focada e especializada em marketing digital, também se deve entender o que estas fazem para trazer tantos resultados positivos.

Logo, as dicas apresentadas a seguir lhe farão entender não apenas como tal estratégia pode ser aplicada, mas alguns outros pontos chave que tornam a venda virtual tão poderosa. Estas dicas são:

1ª dica: Conheça o seu público

O primeiro (e talvez mais importante) passo a ser dado é entender, de maneira clara, qual é o seu público-alvo e o que o mesmo espera da sua marca. Ou seja, o que eles esperam de você.

Pense e se coloque no lugar desta pessoa. Procure entender o que a motiva, quais são suas vontades, seus anseios, seus problemas e como a mesma usa as mídias digitais para comprar a se relacionar.

Uma dica que pode ser de bastante ajuda durante este processo é criar uma persona, criando este perfil de maneira a parecer como se fosse alguém próximo a você e a sua empresa.

Monte sua persona a ponto de torná-lo o mais próximo da humanidade. Dê a esta um nome e defina cada um dos traços apontados anteriormente, a fim de entender melhor como ela pode chegar a pensar.

2ª dica: Construa relacionamento

Uma das maiores vantagens que se pode obter utilizando do marketing digital dentro da sua empresa é a proximidade que se pode conseguir com seus clientes, permitindo criar um relacionamento mais sólido, aumentando a probabilidade do mesmo fidelizar a sua marca.

A internet, para o mundo dos negócios, é um sinônimo de conversão e, para o mundo pessoal, de conversação. Por isso, utilize das redes sociais a seu favor para conseguir captar melhor a sua clientela, descobrindo quais são suas experiências com o produto que está oferecendo a eles e se estes estão aprovando ou não.

Preste atenção a tudo que o público tem a dizer. Responda os comentários da maneira mais rápida possível, participe de diálogos pertinentes e mostre interesse em ajudar em qualquer possível problema que venham a ter com a mercadoria que compraram da sua marca.

3ª dica: Atenção ao conteúdo

Caso seja possuidor de uma loja ou negócio virtual, é um fato bem claro que o seu principal canal de venda é a internet. Logo, o conteúdo colocado nesta é essencial para o crescimento dos negócios.

A forma mais eficaz de se realizar vendas é fazer com que seus possíveis clientes venham até a sua vitrine, percebendo e identificando como os seus produtos são os diferenciais que eles tanto procuravam das outras marcas.

Para micro e pequenas empresas, isto parece um pouco mais difícil, visto que o empreendedor terá de conquistar o seu espaço possuindo de uma menor visibilidade e sem um grande poder dentro da mídia.

4ª dica: Escolha a plataforma correta

Uma vez que já conhecemos de maneira satisfatória nossa clientela, entendemos como nos relacionar com estes e entregamos conteúdos inéditos, relevantes e interessantes para estes, fica muito mais fácil escolher qual plataforma utilizar para o seu e-commerce.

Logo, a tarefa de escolher a sua estratégia para marketing e trabalhar com ela pode ter início. Aproveite de todo o potencial que as redes sociais podem trazer para dentro da sua empresa e as utilize a seu favor.

5ª dica: Faça a divulgação

Para se tornar conhecido, é preciso divulgar um pouco de você nas redes. Tudo bem que, em grande parte, as páginas sociais da marca já farão este trabalho, mas isto não significa que este processo deve parar por aí.

Utilize de ferramentas como Facebook e Google Ads, criando pequenas propagandas que sejam diretamente enviadas para aqueles que procuram o assunto principal ou semelhante a sua solução de mercado.

Reforce a importância da divulgação boca a boca para aqueles que já se encontram engajados com a marca. Por mais tradicional que seja, o marketing boca a boca ainda é um dos mais eficazes.

6ª dica: Invista na logística

Perceba que, como uma corporação que atua na internet, sua logística deve ser a mais próxima do impecável, visto que este é o seu meio primário de entregar o produto para o cliente.

Procure por meios de tornar sua entrega cada vez mais precisa e ágil. Se coloque no lugar do cliente, e imagine se nesta posição a espera é agradável. Claramente a resposta de qualquer um será negativa.

Se possível, contrate motoristas e caminhoneiros que possam ser comprometidos diretamente com a entidade, visto que, por tal contrato, estes lhe fornecerão uma maior credibilidade do que aqueles fornecidos por terceiros. Ainda que para montar essa logística você precise contratar um empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, o retorno pode ser bastante vantajoso.

 

7ªdica: Flexibilidade de pagamento

Um dos principais motivos que levam os interessados a desistirem de suas compras via internet está na restrição de pagamento. Quanto mais fechado e limitado este for, menor é a probabilidade de compra.

Nos dias atuais, permitir um pagamento da maneira que o consumidor desejar é essencial para manter os negócios funcionando. Na verdade, só este fator já pode ser tido como uma vantagem competitiva.

É extremamente frustrante quando vamos realizar uma compra e temos problemas de pagamento, seja por recusa do cartão, uma vez que o site não trabalha com a nossa bandeira, ou pelo fato das opções serem muito limitadas.

Logo, disponibilize meios para que a clientela possa fazer as escolhas que mais lhe agradarem. Isto torna todo o processo mais fácil, além de oferecer comodidade para a pessoa que está comprando.

8ª dica: Blog corporativo

Ter um blog corporativo ajuda, e muito, o crescimento e visibilidade da sua página principal. O conteúdo deste, ainda que leve e um pouco descontraído, deve ser devidamente pensado para levar as pessoas até a página principal, onde acontecem as vendas.

Investir nesse recurso pode ser muito interessante para aqueles que desejam ranquear no Google ou ampliar a prospecção do público, angariando uma maior quantidade de pessoas para a marca.

Com notícias e artigos diários, este poderá se manter atualizado, ponto que é extremamente positivo para aqueles que o acessarem, mostrando que a empresa liga para a impressão que a mesma é capaz de causar.

9ª dica: mensure resultados

Por fim, faça a mensuração dos resultados. Afinal, só podemos entender como está a situação da empresa e se as estratégias aplicadas estão sendo realmente funcionais se analisarmos os números.

Esta é uma das principais vantagens do comércio pela internet quando comparamos este com o meio tradicional. Este acompanhamento será  fundamental para qualquer loja virtual que deseja crescer, visto que, a partir do feedback, os empreendedores irão direcionar suas estratégias.

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