Persuasão é fazer com que uma outra pessoa acredite naquilo que você está falando ou apresentando a ela. Isso só é possível de ser feito utilizando algumas técnicas e tendo convicção daquilo que está dizendo.
Você já teve que convencer alguém sobre algo? Ou vender um produto e fazer com que o cliente compre? Então já usou a persuasão a seu favor.
Nas vendas, a persuasão é fundamental para fazer com que os clientes comprem seu produto ou escolham por um serviço que você está oferecendo, assim como na hora de conseguir um empréstimo com garantia, realmente vantajoso para o seu negócio.
Neste momento de pandemia, por exemplo, houve uma queda no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na hora de comprar. Essa informação é da FECOMERCIO - SP, após pesquisa realizada no mês de abril deste ano.
Mas como utilizar a persuasão a seu favor e mudar essa realidade?
Você deve ter isso na ponta de língua e deixar claro o porquê aquele produto vale o preço estipulado. É importante falar sobre qualidade, se for o caso, durabilidade, entre outros atributos que levam a pessoa a querer aquilo que está oferecendo
O importante é convencer seu cliente que aquilo resolverá seu problema ou necessidade. Para conseguir isso é importante destacar todas as características relevantes daquilo que deseja vender, por exemplo.
Se for necessário, procure investir mais na qualidade do seu produto. Ainda que em algum momento você precise recorrer a um empréstimo com garantia de imóvel, essa é uma atitude que pode fortalecer muito seus argumentos.
Ao mostrar conhecimento, você consegue persuadir seu cliente e passar confiança por meio das informações.
Além disso, mais do que o preço do produto, um bom atendimento vale muito.
Da mesma forma que você tenta persuadir seu cliente, o concorrente fará também. Portanto, o que você pode fazer para se diferenciar?
Essa pergunta pode ser fundamental para que seja possível persuadir seu cliente. Entenda como está a concorrência para poder se destacar dos demais.
Às vezes um brinde vale muito, porém apenas prestar atenção e entregar ao cliente aquilo que ele deseja já basta.
Aliás, a atenção é fundamental para que seja estabelecida uma relação de confiança mútua durante a venda.
Essa palavra aparece, às vezes, quando aquela compra deu errado, sendo necessário trocar, ou devolver o dinheiro para o cliente.
É em momentos como esse que a persuasão também se torna fundamental. Saiba ouvir o problema do cliente e tente pensar de forma ampla para enxergar possíveis soluções, de preferência, rápidas.
Uma simples sugestão que você der ao cliente pode fidelizá-lo e fazer com que volte a comprar contigo. Além disso, ao invés dele falar mal da marca, ele poderá falar sobre o bom atendimento e resolução do problema que teve.
Isso tudo depende da forma que vai tratá-lo quando ele tiver um problema e precisar de sua ajuda.Seja simpático, gentil e tente se colocar no lado oposto da situação. Essa é uma boa dica de empatia para com seus clientes.
Não adianta tentar persuadir o cliente com mentiras, ou com a famosa propaganda enganosa. Existem diversos mecanismos de pesquisa na internet e ele pode descobrir que tentou tirar vantagem.
Ou seja, caso isso aconteça, provavelmente ele nunca mais voltará a tentar fazer negócio contigo. Vale a pena?Sendo assim, a persuasão feita dessa forma gera apenas resultados negativos tanto para sua imagem quanto do produto ou serviço que está vendendo.
Vamos as dicas abaixo:
Essas páginas na internet permitem que o consumidor leia e, por meio da linguagem do texto, possa ser convencido.
Por exemplo, algumas páginas pedem seu e-mail e fornecem um conteúdo ebook gratuito para você. Só que depois elas entram em contato pelo e-mail oferecendo um conteúdo pago.
Isso é uma boa estratégia de persuasão, visto que a pessoa começa a ler o conteúdo e depois percebe que precisa de mais material.Além disso, você neste momento já consegue apresentar a qualidade daquilo que tem a oferecer e atrai o cliente para dentro do seu negócio.
Por vezes é necessária muita paciência e jogo de cintura para poder sair de uma situação complicada com um cliente.Nessa hora a persuasão entra em jogo e precisa ser muito bem trabalhada. Primeiramente, escute a demanda e ofereça uma solução justa.
Ao término da proposta veja se o cliente está satisfeito, de acordo e deseja aceitar fechar negócio.Caso ainda tenha uma negativa, é necessário encontrar meios utilizando da persuasão para que o problema não vire uma dor de cabeça para a empresa.
Sabe se ao sair da loja, por exemplo, seu cliente gostou do seu produto? Então busque meios de convencê-lo a postar em suas redes sociais e marcar sua loja para que a divulgação seja maior.
Esse é só um exemplo do que pode ser feito com o resultado de uma boa venda. Outra opção para garantir que o cliente saia satisfeito, é que, por vezes, ele poderá não saber usar determinado produto ou serviço.
Sendo assim, gaste um tempo ensinando-o se for o caso. Isso pode fazer a diferença e permitir que ele indique você para outras pessoas ou apenas retorne ao local para comprar mais itens. Faça esse teste!
A partir de agora ficou mais fácil fidelizar seus clientes e garantir que seu negócio cresça nos próximos meses.
Aplique as dicas que demos aqui e com toda certeza verá resultados favoráveis. É importante lembrar que você precisa ser simpático e ouvir a demanda do seu cliente, para aí sim começar a pensar na persuasão. Seja educado e paciente, isso pode ser um diferencial em suas vendas.
Uma boa venda feita fará com que o consumidor nunca esqueça de quem vendeu para ele um determinado produto ou serviço.
Como você deve ter percebido, a persuasão é uma parte importante em uma estratégia de vendas, mas ela não é a única.
Para gerar mais vendas e ampliar o seu negócio, você deve ter um planejamento de investimentos. É fundamental investir para crescer. Mas, nesses momentos, esteja atento. Se para ampliar seu negócio, você precisa, por exemplo, contratar um empréstimo com imóvel de garantia, pesquise com cuidados as melhores empresas. O importante é não deixar de investir no seu negócio, seja na qualificação do seu time, seja em infraestrutura, desde que tudo seja bem planejado.
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