Os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo ao Idoso (SCFV) participaram de uma palestra nesta quarta-feira (06) sobre os cuidados na prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A palestra foi ministrada pela enfermeira Elizangela Amurim Viana, que abordou assuntos sensíveis e que muitas pessoas têm vergonha de comentar, como a Gonorreia, Sífilis, HIV, Hepatite B e C, HPV e Herpes genital.
Todas essas doenças têm tratamento e algumas podem ser eliminadas se seguir as recomendações médicas. Como, por exemplo, a Sífilis através de Benzetacil.
As infecções são transmitidas, em sua maioria, no ato sexual sem preservativo, seja anal, oral ou vaginal, onde uma pessoa infectada transmite o vírus à outra. Também há casos de infecções por meio do uso de seringa que foi usada no paciente com alguma dessas doenças, alicate de unha que contenha sangue de alguém infectado, a gestante pode transmitir para o filho durante a gravidez, entre outros meios.
Por outro lado, as doenças não são transmitidas ao compartilhar copos, talheres, toalha de banho, cadeiras, abraço, beijo no rosto e aperto de mão, por exemplo.
A profissional apresentou dados da HIV no Brasil que realmente causam impacto: cerca de 630 mil pessoas vivem, hoje em dia, com HIV. Por ano, são registrados de 33 a 35 mil novos casos. Até 2019 foram registrados 66.114 casos em jovens de 13 a 19 anos. As mulheres são as mais infectadas, adquirindo a doença do homem que sabe que sabe que tem o vírus, mas não comunicou à mulher. Só na América Latina, cerca de 550 mil mulheres vivem com HIV.
É muito importante que se uma pessoa foi diagnosticada com IST deve avisar ao parceiro para que ele também faça o teste, e caso dê positivo, os dois precisam fazer o tratamento. O tratamento é através de seis doses de Benzetacil, duas por semana.
Para prevenir a Hepatite B existe a vacina, que já é aplicada logo quando o bebê nasce e depois mais duas doses durante a vida.
Atualmente, o município de Iúna possui alta incidência de Sífilis. Ela causa danos cerebrais e outros problemas graves de saúde.
A sífilis, se não for tratada, pode ser muito perigosa, começam a aparecer manchas vermelhas no corpo, que vão se tornar bolhas e essas bolhas vão se tornar feridas. A pessoa fica com o corpo todo manchado, principalmente a palma da mão, língua e tórax.
Todos os Postos de Saúde de Iúna fazem o teste rápido para todas essas doenças, basta um pequeno furo no dedo e o resultado sai em até 15 minutos. Se o teste der positivo, o paciente será encaminhado para fazer exames de sangue mais complexos, e se for confirmado a infecção terá início um tratamento.
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br