23°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

FEM realiza a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Acre em dezembro

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e o Conselho Estadual de Cultura realizam a 4ª Conferência Estadual de Cultura nos dias 6, 7 e 8 de dezem...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
22/11/2023 às 14h54
FEM realiza a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Acre em dezembro
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e o Conselho Estadual de Cultura realizam a 4ª Conferência Estadual de Cultura nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em Rio Branco, com a participação de delegados de todos os municípios. A Conferência Nacional está marcada para março de 2024.

Desde o dia 1º de setembro, logo após divulgação do documento-base nacional, a FEM, em parceria com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Conselho Estadual de Cultura (Concultura) e representantes do escritório do Ministério da Cultura (Minc) no Acre, participou ativamente das etapas municipais, acompanhando os gestores de cultura em todos os municípios do Acre.

Continua após a publicidade

As conferências são instâncias máximas de participação social, com o intuito de garantir que os trabalhadores e trabalhadoras da cultura tenham voz em todas as instâncias (municipal, estadual e nacional). O objetivo da Conferência é promover o exercício da democracia e cidadania, ouvindo as propostas dos fazedores de cultura para o melhoramento do setor em suas cidades e estados.

Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, é fundamental a participação do coletivo para a definição das prioridades de cada regional. “A conferência garante os direitos e a diversidade cultural, além de orientar como as gestões culturais podem trabalhar de forma compartilhada com os fazedores de cultura”, afirma.

As últimas conferências, estadual e nacional, foram realizadas em 2013. Após dez anos, com muitas demandas represadas, o Ministério da Cultura foi recriado no atual governo e uma das primeiras ações está sendo instituir a realização desse fórum de participação.

Para a chefe de Departamento de Políticas Culturais da FEM, Elane Cristine Almeida, o principal desafio refere-se ao tempo sem acesso a políticas públicas culturais, além da extinção do próprio Minc por quase uma década. “As trabalhadoras e trabalhadores da cultura estão retornando agora às discussões pautadas no ano de 2013 e, junto aos gestores culturais, buscam soluções para amenizar esse tempo perdido e construir coletivamente metas de curto, médio e longo prazo para a cultura”, relata.

Vale ressaltar que a última etapa municipal será a de Rio Branco, coordenada pela Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) nos dias 1º e 2 de dezembro.

As discussões das etapas nas três instâncias foram organizadas nos seguintes eixos:

Eixo 1 – Institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social;

Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória;

Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;

Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade;

Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais.

Programação

6 de dezembro

Das 18h às 21h, no Cine Teatro Recreio

-Abertura oficial, com representantes do Ministério da Cultura, governo do Acre, Fundação Elias Mansour, Conselho Estadual de Cultura, Comissão Intergestores Bipartite e delegadas e delegados, além de convidados e observadores.

– Exibição do documentário Circulando: Uma Década de Oficina de Teatro, de Joana Ribeiro e Sarah Confins, em parceria com o IV Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Acre.

7 de dezembro

8h às 21h, na Usina de Arte João Donato

Credenciamento

– Palestra: Acessibilidade Estética e Poética na Cultura, com Gislana Vale e Thamyle Vieira

– Leitura do Regulamento Geral e apresentação do tema e eixos temáticos

– Divisão de grupos de trabalho

– Plenária final e deliberação das propostas prioritárias

Apresentação artística: Enxergando o Invisível, de Ananda Guimarães, em parceria com o IV Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Acre (Ufac).

8 de dezembro

8h às 21h, na Usina de Arte João Donato

– Leitura, discussão e aprovação das diretrizes do Plano Estadual de Cultura

– Entrega das comendas de Ordem do Mérito Cultural dos anos de 2020 e 2021

– Eleição dos delegados e delegadas representantes da 4ª Conferência Nacional de Cultura

– Encerramento da 4ª Conferência Estadual de Cultura, com um sarau cultural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários