23°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Orquestra Caraípa celebra 5 anos com concerto neste sábado (28)

Os 5 anos de surgimento da Orquestra Caraípa serão comemorados com um show especial neste sábado (28/10), às 19h, no Teatro Cidade do Saber (TCS). ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
27/10/2023 às 21h15
Orquestra Caraípa celebra 5 anos com concerto neste sábado (28)
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

Os 5 anos de surgimento da Orquestra Caraípa serão comemorados com um show especial neste sábado (28/10), às 19h, no Teatro Cidade do Saber (TCS). Com entrada gratuita, o evento é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). O grupo musical, que se tornou um dos mais encantadores frutos culturais da cidade, irá apresentar o concerto Gruppeto, que inclui clássicos nacionais e internacionais.

O espetáculo levará ao palco três conjuntos musicais. Além da Caraípa, se apresentarão a Orquestra Juvenil de Camaçari (OJUC) – grupo criado também no Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari – e a Orquestra Clássica Popular de Jequié (OCPJ). Os espectadores poderão se encantar com um repertório que inclui músicas como “A Bela e a Fera”, “Smile” e “Anunciação”.

Continua após a publicidade

Os ingressos podem ser retirados no dia do evento, na bilheteria da Cidade do Saber, a partir das 15h, sendo que cada pessoa pode retirar um ingresso. A classificação indicativa é livre. O TCS destaca que não é permitida a entrada após o início da apresentação.

Sobre a Orquestra Caraípa: Nascida oficialmente em 18 de outubro de 2019, a Orquestra Caraípa tem regência do maestro Saullo Guilhermo, que contou sobre a montagem do grupo. “O nome ‘Caraípa’ faz referência à árvore Camaçari, cujo nome científico é Caraípa densifolia, sendo assim, uma homenagem à nossa cidade. A orquestra surgiu sendo formada por alunos e ex-alunos do Conservatório de Música, que integra a Cidade do Saber, com o intuito de enaltecer a música de concerto na cidade, pois Camaçari é um polo sinfônico, com suas bandas marciais e filarmônicas. Por isso, havia a necessidade de criar uma orquestra sinfônica no município”, relatou.

“Atualmente temos 53 músicos atuantes, muitos que são educandos da Rede Pública Municipal de Ensino. Ao longo da trajetória, já passaram pela orquestra inúmeros instrumentistas, que, hoje em dia, atuam em outros estados e até mesmo em outros países. Então, uma de nossas funções é justamente fazer esse trabalho social com os jovens, utilizando-se da música para instruí-los de forma a se tornarem cidadãos compassivos e honestos. A cultura traz isso, essa sensibilidade humana”, completou Saullo Guilhermo.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários