Saiba como viajar de graça pelo Brasil apenas com um app no celular
04/02/2017 11:03

Saiba como viajar de graça pelo Brasil apenas com um app no celular

Agora, com um app, jovens podem conseguir gratuidade em passagens e eventos. Pela lei...

Agora, com um app, jovens podem conseguir gratuidade em passagens e eventos.

Pela lei nº 12.852/2013, jovens de 15 a 29 anos têm gratuidade em passagens interestaduais. Para se ter direito a passagem gratuita e também a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos é preciso que o interessado baixe um aplicativo chamado IDJovem. Nele o jovem vai digitar suas informações pessoais e emitir o cartão jovem. Com ele, poderá utilizar o benefício.

Basta apresentar o cartão junto com a identidade original até meia hora antes da viagem com total gratuidade no preço da passagem. São reservadas duas vagas em cada veículo, comboio ferroviário ou transporte de embarcação

Caso as duas vagas sejam esgotadas, o jovem tem direito a 50% de desconto no valor da passagem. É um direito que muitas pessoas não sabem e muitos empresários fazem questão de não informar.

Segundo o governo federal, mais de 18 milhões de jovens devem ser contemplados com esse benefício e com a garantia da meia entrada em eventos culturais e esportivos assegurada também com a Identidade Jovem. O funcionamento da meia-entrada artística-cultural e esportiva é semelhante ao já conhecido da Carteira de Identificação Estudantil.
Vale enfatizar que o transporte deve ser interestadual , ou seja, o deslocamento tem que ser de um Estado para outro. O benefício não vale para deslocamentos entre municípios ou até mesmo dentro das cidades.

Condições
Ter entre 15 e 29 anos

O benefício vale também para não estudantes.

Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

Estar com o Cadastro atualizado

Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.

Ter renda familiar de até dois salários mínimos

A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos (R$ 1.874)

Saber o NIS

Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo da ID Jovem. #Viajar de graça

Com Raiza Silva



error: Ops! Não permitido, é necessario se cadastra para esta função
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.