O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Camaçari, realizou nesta segunda-feira (14/8), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), a apresentação dos candidatos que participarão do processo de escolha para o Conselho Tutelar do município. Na oportunidade, também aconteceu a reunião de orientação sobre as condutas vedadas do processo eleitoral.
A presidente do CMDCA, Baja Carvalho, destacou que a apresentação dos candidatos é uma etapa importante para garantir a participação da população no processo. “Esse momento é importante porque vamos apresentar à comunidade os candidatos que chegaram até aqui, que passaram pelas etapas, como período de inscrição e pela prova, onde vários candidatos foram eliminados. Então, esses são os candidatos que vão fazer campanha, para que possam concorrer e passar pela escolha comunitária e, de acordo com a quantidade de votos que receberem, sejam conduzidos ao cargo”, explicou.
O promotor Bruno Sanfront falou sobre o papel do Ministério Público (MP) no processo de escolha. “Nós atuamos nesse processo como fiscalizador da lisura da campanha, para que seja mais igualitária possível, para que todos os candidatos atuem da forma mais ética possível e em apoio e fiscalização do trabalho do CMDCA, que é quem operacionaliza todo o processo de escolha” , falou.
Membro da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, Vanessa Paixão, afirmou que o momento foi fundamental, não só para tirar dúvidas, como também, para levar os candidatos a refletirem sobre o significado de ser um conselheiro tutelar. “Esse momento é importante para os candidatos, não só no sentido de delimitarmos quais são as condutas que podem ser praticadas, falar sobre as que devem ser vedadas, explicar ponto a ponto, mas, principalmente, para chamar esses candidatos a refletir sobre a função que vão concorrer e a importância de levar este cargo a sério”, disse.
No total, foram disponibilizadas 10 vagas para o Conselho Tutelar da sede e 10 vagas, para o da costa. Sendo cinco titulares e cinco suplentes. A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro e terá conceito do sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo, uninominal e secreto dos eleitores de Camaçari.
Além dos 21 candidatos, que vão concorrer ao pleito, sendo 11 da sede e 10 da costa, também participaram do encontro membros da sociedade civil.