O Museu de Camassary recebeu nesta quinta-feira (20/7), a visita de 50 alunos do 6º ano do Colégio Dom Pedro II, que foram conhecer um pouco mais sobre a história do município. Desde a inauguração em setembro de 2022, o equipamento já recebeu 2.229 visitantes. O museu é gerido pela Secretaria da Cultura (Secult). O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 15h.
A estudante Isis Nascimento, 12 anos, diz que gostou muito de conhecer mais sobre o município. “Eu gostei muito de conhecer a história e sobre o que aconteceu aqui em Camaçari. E o que mais gostei foi saber a importância da linha do trem para a cidade”, disse a jovem. O também aluno, Heitor Nascimento, 11 anos, falou que o que ele mais gostou no museu foi a réplica da urna funerária indígena. “Eu aprendi tanta coisa aqui, gostei da forma que foram respondidas as nossas perguntas”.
De acordo com Adriana Marcele, diretora da unidade de ensino, durante quatro dias eles levarão estudantes do 6º ao 9º ano ao museu para conhecerem mais sobre o município. “Nós estamos fazendo um trabalho interdisciplinar, onde as disciplinas de humanas estão fazendo uma pesquisa prévia do município para que em setembro, quando será o aniversário da cidade, a gente faça a culminância da feira sobre a cidade de Camaçari”, afirmou.
Para a museóloga Janaína Santos, é muito bom o interesse das escolas em levar as crianças para conhecerem o museu. “A receptividade está sendo muito boa, e é um dos objetivos do museu poder levar a história do município ao máximo de pessoas possíveis, principalmente os estudantes, porque eles são vetores de divulgação, são filhos da terra”.
O coordenador de Patrimônio, Átila Borges, diz estar muito feliz com o fato de que as pessoas da cidade podem conhecer mais da história do município. “Camaçari tem um palco importantíssimo na questão da colonização do nosso Brasil e a visitação ao museu passa justamente por isso. A cidade está tendo a oportunidade de trazer seus filhos, os pais, e os mais antigos também, a conhecer uma história que nunca foi contada. Então nós estamos aqui muito felizes”, disse.
O Museu de Camassary está instalado na antiga Estação Ferroviária, no Centro Antigo da cidade. O local é totalmente climatizado e se apresenta de forma moderna, tecnológica e interativa, contando com totens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O espaço ainda tem uma exposição temporária, falando sobre as localidades da costa e zona rural do município.
Escolas e outras instituições que queiram realizar visita em grupo, podem realizar o agendamento através do telefone (71) 3644-9814, WhatsApp (71) 99981-7918, e-mail: agendamuseudecamassary@gmail.com ou de formulário on-line.