24°C 30°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Semdes promove capacitação para servidoras do Crav sobre questões raciais

CIDHAs servidoras do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) participaram de uma capacitação, no Centro Integrado de Direitos H...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
27/06/2023 às 17h20
Semdes promove capacitação para servidoras do Crav sobre questões raciais
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
CIDH
CIDH

As servidoras do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) participaram de uma capacitação, no Centro Integrado de Direitos Humanos, com a doutora e coordenadora do LerMarx da Uesb, Márcia Lemos. A ação faz parte de uma série de capacitações que a Coordenação de Políticas para Mulheres vem realizando com a equipe do Crav sobre temas variados como abordagem a pessoa LGBTQIAPN+.

Durante o encontro, a professora abordou a formação racista e sexicistas da sociedade brasileira e como isso afeta a população na atualidade. “Este momento com a equipe do Crav, que demonstra muita preocupação em entender as linhas mais tênues deste debate, que é de ordem epistemológica, mas que também é de ordem econômica social” explicou Márcia, lembrando que o entendimento da identificação étnico-racial do ser negro envolve uma série de determinações, e um profundo processo de sofrimento que tem a sua repercussão nesse colorismo, na pigmentação da pele, que em nada ajuda a compreender o processo de racialização e combater às condições socioeconômicas e históricas que determinam a vida da população negra da cidade de Vitória da Conquista e do Brasil como um todo.

Continua após a publicidade

Para a psicóloga do Crav, Kelly Fagundes Guimarães, momento como estes são de extrema importância para atendimento às mulheres que buscam a unidade. “Além de melhorar o atendimento, também nos possibilita fazer uma autoavaliação sobre a maneira como nossa subjetividade em termos de raça e cor foi construída. Para muitas de nós, esta reflexão possibilita o remodelar das formas de pertencimento por meio deste conhecimento”, ressaltou Kelly.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários