A bola começará a rolar pelo Campeonato Brasileiro neste final de semana, com isso, todos os holofotes estão voltados para a principal competição do futebol nacional. E quem deve brilhar mais uma vez nesta temporada são os uniformes dos clubes, que estarão repletos das marcas dos seus patrocinadores.
Na edição de 2023 do Brasileirão, as 20 equipes que disputarão a Série A somam 134 patrocinadores, que terão suas marcas estampadas em camisas, calções e meiões. O Santos, por exemplo, é o time com a maior quantidade de patrocínios em exposição no seu uniforme, 11 ao todo.
A Pluri Consultorias conduziu um estudo feito para o L!Biz, e nele a empresa considerou somente as companhias que pagam para estampar os seus logos nos uniformes dos times e as fornecedoras de material esportivo, como a Nike e Adidas, desconsiderando as empresas que têm suas marcas expostas somente no uniforme de treino ou nas placas de publicidade das partidas.
Dito isso, se o Santos é o time da Série A com o uniforme com o maior número de patrocinadores, o Botafogo não poderia ser mais diferente, já que o clube carioca conta com apenas dois apoiadores (em breve a Reebok passará a estampar a camisa da equipe). Esse número baixo de patrocinadores no manto do Fogão em grande parte se deve a uma decisão do sócio majoritário da SAF do time, o norte-americano John Textor, que também é o responsável por boa parte dos investimentos realizados no clube.
Enquanto isso, o Leão do Pici, o Fortaleza, é outro clube que merece destaque. Na temporada passada, o clube cearense chegou a expor em seu uniforme a marca de até 17 patrocinadores, mas para 2023 esse número foi reduzido pela metade. Isso porque, o time adotou uma nova estratégia, buscando parceiros que possam ofertar acordos valiosos ao invés de ter vários apoiadores pontuais. Recentemente, o Leão do Pici fechou inclusive uma parceria com uma plataforma de palpites, que é o maior patrocínio da história do clube.
“A gente quer a camisa cada vez mais limpa. Somos muito gratos a todos os patrocinadores que tiveram conosco ao longo dos anos. Terminaram alguns contratos, e a gente optou por focar em um patrocinador que viesse com mais força e valores ainda maiores. A ideia é deixar a camisa com menos marcas e com mais destaque a quem faz o patrocínio máster”, explicou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, em entrevista ao LANCE!.
Setor das apostas esportivas são destaque
Nos últimos anos, o mercado de apostas esportivas tem crescido de forma célere no país, e essa popularização é refletida com clareza na quantidade de empresas que atuam neste setor e que patrocinam os principais clubes do futebol nacional.
Neste ano, dos 20 times que disputarão a Série A, somente o Cuiabá não possui um acordo com uma operadora de apostas, sendo que em boa parte dos casos essas empresas estampam suas marcas no espaço máster do uniforme dos clubes. Dessa forma, é de se esperar que mais uma vez os sites de apostas do campeonato brasileiro tenham bastante destaque entre os torcedores, principalmente ao oferecer ofertas exclusivas, facilidades de pagamentos e a possibilidade dos usuários palpitarem nos eventos esportivos da sua escolha.
Agora, levando em consideração o retrospecto recente das competições disputadas nesta temporada, algumas equipes começarão o Brasileirão com certo favoritismo. O Palmeiras, atual campeão do torneio nacional, sem sombra de dúvidas será o time a ser batido em um primeiro momento, já que assim como na temporada passada, a equipe comandada por Abel Ferreira permanece extremamente sólida e eficaz na hora de garantir um bom resultado.
Times como Fluminense, Atlético-MG e Internacional têm tudo para disputar as primeiras colocações do Brasileirão, enquanto o Flamengo permanece uma incógnita, já que apesar de possuir um elenco espetacular (o mais valioso do país), os cariocas ainda não se acertaram em 2023 e perderam todos os títulos que disputaram.