A extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova Cidade na Praça CEUS completou seis anos de funcionamento, nesta sexta-feira (28), promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e prevenindo as questões de vulnerabilidades e riscos sociais inseridas dentro da Política Pública de Assistência Social.
Para comemorar, a equipe da unidade de atendimento promoveu um dia de ação comunitária com atendimento do Cadastro Único, atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e, em parceria com a Secretaria de Saúde, Faculdade Santo Augustinho e Grau Técnico, atividades de promoção e prevenção à saúde, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, biopedância. Também houve corte de cabelo e pintura facial.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a presença de um Cras em um território é certeza da garantia de direitos e proteção de todas as famílias que fazem parte da região atendida pelo Cras. “Neste momento, parabenizo a equipe pela dedicação e também a todos os usuários que fazem este trabalho realizado no Cras fazer sentido e ser tão necessário” ressaltou Michael.
Nas duas unidades do Cras Nova Cidade são atendidas, em média, 500 pessoas por mês e quase 5000 famílias estão cadastradas nas unidades. A gerente do Cras, Irani Aguiar, falou da alegria de comemorar mais um ano de serviço para a comunidade. “Hoje é dia de reforçar para as famílias a importância da Assistência Social, da importância da Proteção Social Básica no território” salientou Irani.
Sirleide Almeida Lopes, de 58 anos, uma das usuárias da unidade, lembra que chegou ao local para resolver o problema de uma amiga e foi convidada a participar também. “Depois disso, eu também comecei a fazer parte do grupo, que a gente deu o nome de ‘As Poderosas’, e nunca mais saí. Gosto demais daqui e de toda a equipe que nos atende muito bem, mesmo na pandemia, elas mandavam mensagem no celular e a gente se comunicava” contou Sirleide.
As duas unidades do Cras Nova Cidade atendem às famílias das seguintes áreas: Nova Cidade, Panorama I e II, Santa Cecília, Boa Esperança, Stela Figueiras, Padre Anchieta, Jorge Teixeira, Vivendas da Serra, Alto da Conquista, Veloso, Bela Vista, Loteamento Pôr do Sol, Alto da Colina, Alto dos Carvalhos, Alto das Candeias, Loteamento Morada da Vitória, Candeias, Recreio, UESB, Flamengo, Urbis I, Inocoop I e II, e Bem Querer.