Uma agência de SEO, do inglês Search Engine Optimization, que quer dizer otimização de mecanismos de busca, pode ajudar a alavancar o seu negócio através de técnicas que melhoram a performance do negócio.
Atualmente essas agências estão crescendo, visto que as marcas desejam atrair mais leads e melhorar o posicionamento das suas páginas nos resultados das buscas do Google e outros buscadores. Nesse contexto, listamos os principais pontos que você precisa saber antes de contratar uma agência de SEO.
Contar com uma agência de SEO é de suma importância quando o objetivo é explorar as oportunidades em marketing digital e promover um tráfego orgânico para atrair uma maior quantidade de cliques em seu site.
Mas como isso ocorre? Então, é simples: ao fazer buscas na internet, o usuário geralmente prefere as primeiras respostas. Dessa forma, quando você coloca sua marca no topo das pesquisas, aumenta sua credibilidade. Isto posto, veja o que você precisa saber para contratar os serviços de uma agência de SEO.
Inicialmente você precisa ter em mente quais são os serviços oferecidos pelas agências de SEO. Existem agências que só trabalham com a parte técnica de SEO, onde serão aprimorados fatores como velocidade do site, criação de sitemap, meta description, entre outros. Outras agências, trabalham com a parte de conteúdo, palavras-chaves e outros fatores chamados de SEO off page.
De qualquer maneira, a agência deve estudar e conhecer bem o usuário/ público alvo do eu site. E assim, ser responsável por um planejamento estratégico que requer diferentes etapas.
Procure saber se a agência tem reconhecimento, quantos clientes já atendeu e se tem um portfólio dos projetos que já foram executados, assim você garante a confiança. Isso porque, uma maneira de avaliar a qualidade do trabalho de uma agência é justamente saber do sucesso dos seus clientes.
Esse levantamento também permite que você perceba se o perfil do seu negócio é semelhante ao de outros cases. Você pode procurar avaliações com clientes anteriores, também é bom procurar se há certificações, histórico e prêmios obtidos pela agência.
Procure uma agência que cuide da parte técnica do seu site, mas também se encarregue do conteúdo. Nesse sentido, um bom projeto de SEO deve incluir a otimização de códigos, cuidar da velocidade da página, da arquitetura do site, bem como de textos, links e mídias como imagens e vídeos.
Quando estiver negociando com a agência, faça as perguntas certas. Talvez seja interessante até mesmo fazer uma lista com seus questionamentos para assegurar que você não vai deixar de perguntar sobre alguma informação relevante.
Como exemplos de perguntas para a hora de contratar uma agência de SEO, você pode procurar saber quais são as técnicas de SEO preferidas pela agência, em quanto tempo a agência acredita que os resultados começarão a surgir e quais as métricas utilizadas para mensurar esses resultados.
Outro questionamento importante é se a agência segue as diretrizes do Google para webmasters. Ademais, é relevante saber se a empresa conta com outros serviços para complementar a estratégia de marketing.
Enfim, não adianta a agência ter ótimas referências, prestar um serviço com elevada capacidade técnica, mas não ter um atendimento que acolha e que entenda suas necessidades. Portanto, analise bem o atendimento, pois é a partir desse relacionamento que seus projetos ganharão forma.
Eai, pronto para ir em busca da sua agência de SEO?