A prova do ENEM tem mudado a vida de muitos alunos do nosso país. Ao receber uma nota positiva na prova, o estudante adquire a oportunidade de financiamento estudantil ou uma bolsa completa ou parcial de estudos.
Vai prestar o vestibular esse ano e quer saber assuntos que mais caem no enem? Continue lendo este artigo!
O exame do ENEM é composto por 180 questões que requer muita atenção e interpretação do estudante, além da redação que pode ser considerada a metade dos pontos da prova.
Para realizar a prova, é importante ter concluído o Ensino Médio, ser inscrito no ENEM, possuir uma conta Gov.br e residir no Brasil. Alunos que ainda estão cursando o ensino médio podem realizar somente a prova teste.
É extremamente importante se preparar antecipadamente para a prova, só assim você aumenta suas chances de ter uma excelente nota e conquistar até uma bolsa integral!. Mas de que forma? Estudando os principais assuntos da atualidade e os conteúdos que mais caem no exame. Quer saber quais são eles? Confira abaixo!
Para ser aprovado no exame do ENEM 2023, é preciso pesquisar todos os assuntos que serão cobrados na prova, ter foco e gerir bem o seu tempo. Confira nossas dicas e prepare-se para estudar de forma estratégica e adquirir uma ótima nota!
Além das questões da atualidade, a prova do ENEM contém matérias aprendidas no Ensino Médio. Confira as principais e o que você pode estudar sobre cada uma delas:
As questões de Língua Portuguesa constam em mais de 60% do caderno de Linguagens e suas Tecnologias. Geralmente esse exame inclui questões relacionadas a figuras de linguagens, gêneros textuais, gêneros digitais, interpretação de textos verbais e não verbais, norma culta e norma popular.
A prova de Matemática do ENEM é realizada em um dia diferente da prova de Língua Portuguesa. No exame, o candidato responde questões de geometria, aritmética, razão e proporção, regra de três, estatística, porcentagem, funções, leitura de gráficos e tabelas.
Na prova de Língua Estrangeira, são apresentadas 6 questões no idioma Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha do aluno realizada no momento de inscrição.Estas alternativas exigirão bastante interpretação de texto.
Aqui, o aluno responderá questões de vários gêneros literários, como contos, poemas, romances e crônicas nacionais e internacionais de atores renomados. Assim, é importante começar desde cedo a incluir em sua leitura livros dos autores Machado de Assis, Manuel Bandeira e Clarice Lispector,por exemplo.
Em História, os temas da prova envolvem a história do Brasil, abordando colonialismo, imperialismo, era Vargas, ditadura militar, abolição da escravatura, proclamação da república, revoltas e revoluções regionais, entre outros.
Já em Geografia, as questões mais frequentes são relacionadas à globalização, população mundial, industrialização, urbanização, questões ambientais, hidrografia, clima e vegetação etc.
Nas questões de Filosofia, o candidato precisará responder questões referentes aos maiores pensadores da Antiguidade, como Platão, Sócrates, Aristóteles, pensadores da era Medieval, como São Tomás de Aquino e Santo Agostinho; e filósofos Modernos, Políticos e Contemporâneos, como Kant, Nietzsche e Descartes.
No exame de Sociologia, o aluno vai encontrar questões que envolvem toda a diversidade cultural, política, contemporaneidade, movimentos sociais, revolução industrial e pensadores como Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
Em Biologia, os conteúdos abordados serão sobre evolução, genética, citologia, bioquímica, biomas, microrganismos, sistemas do corpo humano, botânica e classificação dos seres vivos.
Em Artes, são apresentados exercícios sobre Arte Contemporânea, Barroco, Renascimento, Modernismo e Arte Brasileira.
Por fim, em Educação Física, o aluno responderá questões envolvendo diferentes esportes, nutrição e qualidade de vida.
Foque nos assuntos a serem estudados, pois eles são fundamentais para a sua aprovação. Bons estudos!