Saturday, 22 de January de 2022
83.9.9606-0256
Saúde Ceará

Recém-nascido é salvo de engasgo após atendimento do Samu Ceará por telefone

Médico de plantão orientou o tio do bebê a realizar a manobra de Heimlich, técnica recomendada em situações de engasgo Na noite dessa quinta-feira ...

14/01/2022 18h30
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Médico de plantão orientou o tio do bebê a realizar a manobra de Heimlich, técnica recomendada em situações de engasgo

Na noite dessa quinta-feira (13), por volta das 22h, a Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará, em Juazeiro do Norte, foi acionada para atendimento a uma ocorrência de engasgo em recém-nascido.

A criança, um menino de apenas um dia de vida, estava com os sinais vitais comprometidos após engasgo decorrente da amamentação. O médico de plantão e coordenador da Central de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, atendeu à ocorrência e prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em casos deste tipo.

Com as orientações e o acompanhamento do médico, por telefone, o tio da criança conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas do pequeno. Uma viatura do Serviço chegou ao local em seguida, dando continuidade ao atendimento e assegurando a saúde do bebê.

“Isso nos traz um momento de muita felicidade, por conseguir atingir o objetivo, trazer essa criança de volta de uma parada [cardiorrespiratória]. Toda a equipe que estava de plantão ficou muito emocionada, muito emotiva. Cada vida que salvamos é motivo para comemorarmos”, afirma Rulim.

Respeitando o desejo da família, as identidades da criança e de seus familiares serão preservadas.

Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.