Wednesday, 17 de August de 2022 11:14
83.9.9606-0256
Senado Federal Senado Federal

Dra. Eudócia pede ajuda ao Executivo para socorrer vítimas das enchentes em Alagoas

A senadora dra. Eudócia (PSB-AL) comentou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), a difícil situação enfrentada nas últimas semanas pelos estado...

06/07/2022 22h45
Por: Redação Fonte: Agência Senado
A senadora Dra. Eudócia disse que as enchentes em Alagoas já desalojaram mais de 54 mil pessoas e deixaram outras 12 mil desabrigadas - Roque de Sá/Agência Senado
A senadora Dra. Eudócia disse que as enchentes em Alagoas já desalojaram mais de 54 mil pessoas e deixaram outras 12 mil desabrigadas - Roque de Sá/Agência Senado

A senadora dra. Eudócia (PSB-AL) comentou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), a difícil situação enfrentada nas últimas semanas pelos estados de Alagoas e Pernambuco devido ao excesso de chuvas que atingem a região e que têm causado “graves problemas” à população local. Ela ressaltou que as enchentes em Alagoas já desalojaram mais de 54 mil pessoas e deixaram outras 12 mil desabrigadas.

De acordo com a senadora, os danos são incontáveis, pois, cerca de 15 municípios alagoanos ficaram sem energia por causa das danificações na rede elétrica, além do comprometimento do sistema de abastecimento de água potável, também prejudicado pela elevação dos rios, o que afetou os reservatórios e a captação de águas superficiais, que são tratadas e distribuídas à população.

A senadora destacou, ainda, que as chuvas também afetaram os estudantes, que tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado. As chuvas também provocaram a paralisação dos transportes públicos, principalmente dos trens e a interdição de alguns trechos rodoviários federais e estaduais que cortam o estado. Enfatizou os enormes prejuízos dos empresários, dos produtores rurais e dos agricultores familiares, que perderam suas produções. Os danos, de acordo com ela, prejudicaram áreas importantes do estado, como a saúde, a educação, a economia e a infraestrutura.

— Diante dessa catástrofe, permito-me parabenizar o prefeito de Maceió, JHC, pela prontidão e rápida mobilização de toda a equipe da prefeitura, para proteger as famílias durante as chuvas e amenizar os danos causados. Destaco, especialmente, o trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal, na pessoa do coordenador, Abelardo Nobre, e toda a sua equipe. Além de todas as medidas de socorro, a prefeitura também criou o auxílio emergencial no valor de até três mil reais para as famílias maceioenses vítimas das enchentes, ajudando substancialmente a vida dessas pessoas — declarou.

Pleitos

A senadora disse ter atuado junto ao poder público, pleiteando ajuda para socorrer a população e recuperar o estado. Ela disse que solicitou aos bancos públicos e ao governo federal ajuda para garantir recursos que amenizem os prejuízos das pessoas atingidas pelas chuvas, além da suspensão das parcelas do financiamento habitacional para as pessoas das regiões atingidas.

— Estive no Palácio do Planalto e solicitei ao governo federal urgência em editar portarias do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconhecendo a situação de emergência dos municípios, pois este é um pré-requisito para a liberação do FGTS. Pedi também, ao governo federal, o envio de recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 11h06 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 29°

25° Sensação
31 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (18/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Friday (19/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva