Cidades Espírito Santo
Prefeitura oferta Consulta Oftalmológica para alunos
Garantindo o atendimento para todos, ontem (31) a Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), ofertou Co...
01/07/2022 15h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de João Neiva - ES
Foram detectadas 76 crianças com dificuldade visual.

Garantindo o atendimento para todos, ontem (31) a Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), ofertou Consulta Oftalmológica, em regime de mutirão, para os alunos que apresentaram dificuldade visual em ação executada nas escolas municipais.

O trabalho aconteceu entre os dias 17 de maio a 02 de junho de 2022 tendo como objetivo a saúde dos olhos dos estudantes. Utilizando a Escala de Sinais de Snellen foram detectadas 76 crianças com dificuldade visual.

O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, salienta que o trabalho além de beneficiar na saúde da criança a ajudará na escola. “A saúde ocular é essencial para o aprendizado. Com uma visão sadia o educando irá aprender melhor”.

O enfermeiro Lindomar Soprani explica que quando se pensa na saúde ocular no ambiente da escola é imprescindível ajustar as lentes e ampliar o foco da questão. “A questão não é apenas se o educando enxerga ou não. Deve-se reconhecer a importância da saúde visual como um todo indivisível”.

Continua após a publicidade

Segundo o enfermeiro, no que tange à saúde ocular do indivíduo, pode-se afirmar que as causas de perda da capacidade visual são múltiplas. “Em geral, essas causas relacionam-se a fatores biológicos, sociais e ambientais, por vezes passíveis de serem evitados ou minimizados”.

A ação, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), permite aos alunos vivenciarem com qualidade os processos de desenvolvimento, evitando atraso no aprendizado e até evasão escolar. “ O PSE tem como objetivo a identificação de possíveis problemas relacionados à saúde, inclusive a ocular”, salienta Lindomar.

A escola tem o papel fundamental na identificação de possíveis agravos à saúde dos estudantes e na realização de ações de promoção à saúde. “É um ambiente propício para reflexão da vida, da produção de autocuidado, de convivência, de cidadania e de saúde, visto que nela se dá boa parte das interações sociais e é o lugar institucionalizado de aprendizagem”, informa o enfermeiro.

Continua após a publicidade

Sumaida Zuccolotto
Comunicação