Justiça Tocantins
Adolescentes egressos da Unidade de Semiliberdade Masculina de Palmas conquistam o primeiro emprego
A contratação dos dois adolescentes ocorreu por meio de articulação da Unidade com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi)
30/06/2022 17h45
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Os egressos foram contratados pelo Programa Jovem Aprendiz e já estão atuando na área de auxiliar administrativo - Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

“Eu estou muito alegre de sair contratado, de saber que vou poder ajudar minha mãe, que vou poder presenteá-la. Vou focar nessa oportunidade e buscar aprender com o serviço”, relatou o adolescente de 16 anos, egresso da Unidade de Semiliberdade (USL) Masculina de Palmas, após conquistar o sonho do primeiro emprego.

O jovem é um dos dois adolescentes contratados na última semana no primeiro emprego, por meio de articulação entre a USL Masculina de Palmas, administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Os egressos foram contratados pelo Programa Jovem Aprendiz e já estão atuando na área de auxiliar administrativo.

O chefe da Unidade, Júlio César Guedes, reforçou que a contratação dos jovens oportuniza o crescimento profissional e pessoal dos adolescentes. “Essa articulação entre a USL e a Renapsi é de extrema importância, pois além de oportunidades de trabalho, também oferta capacitação dos adolescentes para a inserção no mercado de trabalho. Essas parcerias possibilitam o avanço e crescimento deles e proporcionam a reintegração social de forma mais sólida e natural”, ressaltou.

Para a mãe de um dos adolescentes contratados, o apoio ofertado pela Unidade foi essencial para a garantia de novas oportunidades. “Quando o pessoal da USL me informou que ele conseguiu o emprego por meio do Renapsi eu fiquei muito feliz. Esse apoio que ele recebeu da equipe da Unidade no processo de ressocialização foi muito importante, ele aprendeu muito”, afirmou.

Continua após a publicidade

A gerente da Renaspi - Polo Tocantins, Patrícia Lucena, destaca o papel da Rede na reintegração social e garantia dos direitos dos adolescentes. “Procuramos trabalhar em articulação com a Rede, pois sabemos da importância da contribuição de todos que atuam de forma impactante nos principais problemas causadores da vulnerabilidade e da exclusão social. A nossa parceria com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça vem buscando cada vez mais a possibilidade à inserção ao mercado de trabalho e inclusão social laboral no âmbito do Sistema Socioeducativo, bem como para os egressos”, explicou.

Patrícia Lucena frisou ainda que “a cada contrato firmado, ficamos felizes e vibramos com todos, acreditamos na transformação social pelo trabalho, desenvolvendo a autoestima, o protagonismo juvenil e também o regaste dos vínculos familiares/afetivos, trabalhando de forma articulada com as diversas políticas públicas, garantindo direitos, profissionalização, cultura, dignidade e respeito”.

Renapsi

Continua após a publicidade

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração busca a promoção dos jovens e adolescentes em todas as dimensões, com intuito de contribuir para a formação social e profissional, alcançando sua realização pessoal e inserção ao mundo do trabalho.