Monday, 15 de August de 2022 19:27
83.9.9606-0256
Geral Distrito Federal

Avança aplicação de revestimento interno no Túnel de Taguatinga

Placas cimentícias foram encomendadas de São Paulo e são resistentes a intempéries do tempo e da natureza

30/06/2022 17h30
Por: Redação Fonte: Agência Brasília
Debora Cronemberger Mendes Pereira
Debora Cronemberger Mendes Pereira

A aplicação do revestimento interno no Túnel de Taguatinga avança. Já foram colocadas mais de 3 mil placas cimentícias nas quatro paredes das duas galerias subterrâneas. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o trabalho teve início em 23 de maio e está sendo executado no trecho 1 da intervenção viária. No trecho 2, a aplicação deve iniciar em 15 de julho.

Estruturas são fixadas com parafusos em perfis metálicos, previamente instalados nas paredes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Estruturas são fixadas com parafusos em perfis metálicos, previamente instalados nas paredes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Para garantir o revestimento de todo o túnel, foram encomendadas 7 mil peças diretamente de Capivari, município de São Paulo. Cada um dos itens, que chegaram à capital federal em caminhões bitrens, mede 1,2 m por 2,4 cm. Eles já estão armazenados no canteiro de obras, à espera do assentamento.

O engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Bruno Almeida, explica que as estruturas são fixadas com parafusos em perfis metálicos, previamente instalados nas paredes. Trabalham nesta fase cerca de 40 pessoas, divididas conforme a função.

“Temos os ajudantes, que fazem o carregamento das placas entre o depósito e o ponto de aplicação. Os instaladores técnicos, que fazem a fixação propriamente dita. Os topógrafos, para a análise do nível das placas. E os engenheiros da Secretaria de Obras, que dão a martelada final e avaliam se o trabalho está correto”, explica o especialista.

O engenheiro civil e um dos sócios da NTC Construções, empresa responsável pela produção do revestimento, Carlos Bukowski, elogia a escolha do material para o Túnel de Taguatinga. “É um material bonito esteticamente e resistente contra intempéries do tempo”, diz ele, acrescentando que as peças são ignífugas, ou seja, não pegam fogo.

“Também são boas para a acústica das galerias, porque o ruído dos carros deve diminuir muito graças a essas placas. Foi uma escolha muito acertada”, complementa Bukowski. Além do Túnel de Taguatinga, o material está presente também no túnel do Aeroporto Juscelino Kubitschek.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 21° Máx. 29°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva