Monday, 15 de August de 2022 19:12
83.9.9606-0256
Geral Maranhão

Governo do Estado fez visita a Artcoop em Barreirinhas

Das mãos de hábeis artesãs da Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses, surgem bolsas, chapéus, toalhas de mesa, redes, sandálias e bijuter...

30/06/2022 17h30
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
- Visita teve como foco conhecer o trabalho da Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses. (Foto: Divulgação)
- Visita teve como foco conhecer o trabalho da Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses. (Foto: Divulgação)
30/06/2022

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), representada pelo secretário Diego Rolim, esteve em Barreirinhas, na quarta-feira (29), para conhecer o trabalho realizado pela Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses (Artcoop). A atividade artesanal com a fibra de buriti está presente em diversos municípios do Maranhão, mas a cidade de Barreirinhas é considerada uma das principais produtoras desse artesanato.

A visita teve como foco conhecer o trabalho do grupo: da retirada do olho da folha do buriti, passando pelo tingimento, até a confecção das peças artesanais. A fibra da palha do buriti é uma excelente matéria-prima para o artesanato. Ela é extraída das folhas novas, ainda fechadas, do buriti.

O titular da SAF, Diego Rolim, destacou a importância do trabalho das artesãs. “Temos aqui também um exemplo da agricultura familiar. Aqui elas produzem caju, mandioca e hortaliças, e não só artesanato. Aqui também está a agricultura familiar presente e é isso que queremos difundir para mostrar para o Brasil e para o mundo”, ressaltou.

O processo de confecção e comercialização do artesanato passa por várias etapas que se inicia com a colheita da fibra e termina com a venda das peças. Das mãos de hábeis artesãs, surgem bolsas, chapéus, toalhas de mesa, redes, sandálias e bijuterias.

“A gente trabalha desenvolvendo esse belíssimo trabalho, com cores naturais e produtos de vários modelos. Isso é de grande importância para a gente e ficamos muito felizes de produzirmos esses produtos maravilhosos para o mundo inteiro”, disse a artesã Sônia Maria. 

A Artcoop, com apoio da SAF, participou recentemente da Feira Nordestina da Agricultura Familiar, em Natal (RN), e mostrou para o Brasil e para o mundo a beleza e a riqueza do artesanato da fibra de buriti.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h53 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

25° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva