Monday, 15 de August de 2022 20:13
83.9.9606-0256
Geral Paraná

Penitenciária Central do Estado inaugura parlatório moderno e humanizado 

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana d...

30/06/2022 16h00
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: SESP-PARANÁ
Foto: SESP-PARANÁ

A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada dentro do Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, conta agora com um novo parlatório unificado. O espaço foi modernizado e tem sala de espera, cadeiras, interfones, computadores novos e  banheiros. O contato entre advogado e presos ocorre exclusivamente por interfone. A nova sala, inaugurada nesta quinta-feira (30), foi construída e renovada com orçamento próprio e mão de obra dos privados de liberdade custodiados na unidade.

A obra é mais uma amostra da evolução e da modernização do sistema prisional paranaense. “Para nós, esse projeto é um avanço, pois estamos preocupados em sempre melhorar as condições de atendimento, propiciando dignidade e humanização aos profissionais e a pessoas privadas de liberdade que são atendidos. Vamos buscar formas de levar essa estrutura de parlatório a todas as unidades penais”, afirmou o vice-diretor do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), Lourenço Paião.

“Quando assumi a unidade, o parlatório estava arcaico e sua localização era distante da entrada para o atendimento. O novo parlatório oferece mais conforto e privacidade para os atendimentos dos advogados, defensores, demais autoridades, e também para os atendimentos dos técnicos, bem como para os custodiados”, destacou o diretor Olival Monteiro. 

O projeto foi idealizado pelo policial penal Fábio Boese e, segundo Monteiro, executado com recursos próprios da unidade e mão de obra prisional. “A obra levou 60 dias para ser concluída. O novo espaço tem capacidade para oito atendimentos simultâneos, o que facilitará o trabalho dos profissionais, proporcionando mais segurança, organização e agilidade nos atendimentos”, disse Monteiro.

Para o  defensor público do Estado, Henrique Camargo Cardoso, a expectativa agora é a expansão deste tipo de modernização e melhoria em outras unidades prisionais do Paraná. “Esse projeto representa um avanço aos direitos dos presos, porque vai dar mais privacidade para que eles falem com as defesas técnicas e consigam expor exatamente as condições em que estão e possam receber aconselhamento jurídico adequado”, afirmou.

“O recluso tem seus direitos relativos à defesa preservados”, destacou a vice-presidente da Comissão de Prerrogativos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Karla Vicenze. De acordo com ela, a implementação do Parlatório Unificado é uma grande vitória para o sistema prisional, os advogados e os presos. 

“Tudo isso evidencia que a cooperação entre as entidades traz benefícios a todos. Ao advogado é conferido um local adequado e seguro para a comunicação com seu cliente, com o respeito às suas prerrogativas profissionais. Também os servidores da unidade prisional se beneficiam, ganhando tempo e maior segurança em suas atividades”, afirmou a representante da OAB.

PRESENÇAS– Também estiveram presentes na inauguração a promotora de Justiça, Stella Maria Flores Floriani Burda; o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Curitiba e RMC), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o procurador André Calixto; o coordenador regional do Deppen de Curitiba, Rogério Orem; além de diretores de outros estabelecimentos penais e servidores da instituição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 19h53 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 29°

24° Sensação
7 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva