Monday, 15 de August de 2022 18:31
83.9.9606-0256
Meio Ambiente Santa Catarina

IMA firma parceria com empresa australiana para projetos de educação ambiental no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O termo de doação foi assinado na manhã desta quarta-feira, 24, entre o IMA e a empresa Karoon Energy, e prevê recursos de R$ 500 mil, a serem apli...

24/06/2022 18h50
Por: Redação Fonte: Secom Santa Catarina
Fotos: Divulgação / IMA
Fotos: Divulgação / IMA

O termo de doação foi assinado na manhã desta quarta-feira, 24, entre o IMA e a empresa Karoon Energy, e prevê recursos de R$ 500 mil, a serem aplicados em três projetos já aprovados.

“Para o Governo de Santa Catarina, esse tipo de aporte e parceria vem ao encontro do trabalho que já realizamos, que visa a sustentabilidade e preservação das unidades de conservação estaduais, além de trazer benefícios sociais para a comunidade em seu entorno”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O ato, realizado na sede do Parque, contou ainda com as presenças do presidente da empresa australiana, Antônio Guimarães, do chairman do Conselho, Bruce Phillips, da membro do Conselho, Luciana Rachid, da gerente de Sustentabilidade e Diversidade do IMA, Maria Beatriz Mattos, do gerente de Regulatório e SSM, Ricardo Canela, e de servidores da unidade de conservação estadual.

Projetos beneficiados

IMA firma parceria com empresa australiana para projetos de educação ambiental no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Foto: Reprodução/Secom Santa Catarina

Um dos projetos beneficiados por essa doação da empresa australiana para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é o Pró Preá, noarquipélago das Ilhas de Moleques do Sul. É um pequeno mamífero raro e em ameaçado de extinção, cujo habitat está restrito a apenas esta ilha, localizada na costa de Santa Catarina. A verba será destinada para publicar livros eletrônicos e físicos e promover a educação ambiental em três comunidades pesqueiras para garantir o apoio vigilante na preservação dos preás.

Outra parte dos recursos será destinada para estruturar uma oficina de produção de contêineres de recolhimento de resíduos recicláveis, pela Associação ProCrepe (Criar, Reciclar, Educar e Preservar). O projeto sócio-educativo ambiental vai garantir sustentabilidade e geração de renda para as comunidades na área de entorno do Parque.

E o terceiro, visa resgatar o hábito de produção de remédios tradicionais à base de alimentos, como eram feitos nos tempos passados, levando o conhecimento para a população jovem.

“Todos os projetos beneficiados com esses recursos doados por meio do Programa de Parceria com a Iniciativa Privada vão fortalecer e engajar a comunidade com as ações de educação ambiental, além de ampliar o apoio dessas organizações sociais na proteção da unidade de conservação”, afirmou o coordenador do Parque da Serra do Tabuleiro, Carlos Alberto Cassini.

Programa

OPrograma de Parcerias com a Iniciativa Privadafoi lançado pelo Governo do Estado no ano passado, por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio à manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação e dos recursos naturais de Santa Catarina.

As parcerias são formalizadas por Termos de Doação/Patrocínio e ao doador é fornecido o selo de participação do Programa de Parcerias e certificado de Parceiro da Unidade de Conservação.

Além de contribuir diretamente com a preservação ambiental de Santa Catarina, o parceiro pode utilizar em suas publicidades próprias e campanhas de Responsabilidade Socioambiental slogans da unidade de conservação estadual beneficiária da doação, acompanhado do selo de participação do Programa de Parcerias, logotipo do IMA e da unidade de conservação beneficiária.

Para participar do Programa os interessados podem encaminhar proposta de parceria para o e-mail da unidade de conservação ou para:parcerias@ima.sc.gov.br.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h13 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
22 km/h Vento
65% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva