Monday, 15 de August de 2022 18:35
83.9.9606-0256
Meio Ambiente Amazonas

Gerência de Controle Florestal do Ipaam realiza palestra para turma de Engenharia Florestal da Ufam

Ipaam recebeu a visita de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

24/06/2022 18h10
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Os finalistas do curso assistiram palestra sobre licenciamento florestal

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle Florestal (GECF), recebeu na sexta-feira (24/06), a visita de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para palestra voltada ao licenciamento florestal.

A atividade surgiu da parceria que o órgão tem com a universidade, a apresentação sobre os procedimentos técnicos e protocolos, para o licenciamento de plano de manejo florestal sustentável, é direcionado para as turmas do curso de Engenharia Florestal da Ufam, a partir do 8° e 9° períodos.

O engenheiro florestal da GECF, Felipe Rodrigo Anjos Cruz, que ministrou a palestra, conta que durante a pandemia, essa atividade era realizada de forma remota e ressalta a importância dessa prática para o currículo dos futuros engenheiros.

“A cada semestre o professor entra em contato conosco e realizamos a palestra com eles, por causa da pandemia não estávamos conseguindo fazer presencial. É importante os alunos conhecerem o nosso dia-a-dia como profissionais da engenharia florestal, como funcionam todos os procedimentos na prática e como proceder com os processos, tanto na esfera administrativa quanto técnica, em relação ao manejo florestal”, aponta Felipe.

Segundo o professor do curso de engenharia florestal da Ufam, Alberto Pinto, a visita técnica referente à disciplina de Manejo Florestal Madeireiro, tem o objetivo de trazer aos alunos uma noção de todo o protocolo de elaboração e execução dos planos de manejo dentro do órgão e conhecer as etapas que ele passa para que possa ser aprovado.

“O nosso objetivo é que eles tenham essa visão, da necessidade de aferição de documentação controle de área para que eles possam executar essa atividade e ter uma formação completa na parte de engenharia florestal”, explica o professor.

Jeandria Picanço, aluna do curso e estagiária há seis meses na GECF, diz que a visita é muito importante para todos os alunos, pois de maneira geral, durante a pandemia, a turma não teve a oportunidade de realizar atividades práticas. A aluna destaca a importância de atividades como essa e ressalta a sua experiência pessoal na gerência.

“Minha experiência no curso até agora, foi mais relacionada à pesquisa e não a parte de empreender ou ser consultor. Então, para mim é muito importante essa iniciativa do professor, pois aprendemos como o Ipaam funciona. Digo isso, porque, antes de entrar como estagiária, não tinha a mínima ideia de como tudo isso funcionava”, relembra.

Lariany Falcão, que está no 10° período, tem grande interesse em atividades práticas pois acredita que a teoria precisa está alinhada com a prática.

“Com a visita conseguimos ver quem são esses profissionais e como eles fazem o trabalho. Isso é muito importante porque na sala de aula entendemos o que pode ser feito, mas não entendemos como é feito”, relata a aluna.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 18h33 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

25° Sensação
13 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Wednesday (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva