Saturday, 02 de July de 2022 13:52
83.9.9606-0256
Entretenimento Entretenimento

Benefícios do cálculo mental para crianças ainda na primeira infância

Os pais podem iniciar este processo matemático em cassa. Quanto mais estímulo, melhor será a consciência do aprendizado.

21/06/2022 10h55
Por: Redação Fonte: Agência Dino
divulgação
divulgação

O cálculo mental, ferramenta necessária para aprender efetivamente a matemática, pode ser desenvolvido desde os primeiros anos de vida da criança. Por meio dele, ela passa a compreender o sistema de numeração e aprende a realizar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), de maneira simples, e, aos poucos, consegue avançar para operações mais complexas.

Segundo Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon, a matemática deve ser inserida na rotina da criança desde quando ela começa a balbuciar as primeiras palavras. “É um erro pensar que ela só deve vivenciar a matemática no ambiente escolar. Os pais podem iniciar este processo matemático em casa. Quanto mais estímulo, melhor será a consciência do aprendizado”, diz.

Na escola, o ensino da disciplina se dá de forma significativa por meio de técnicas específicas desde o início introdutório de conteúdos primários da matemática. Como, por exemplo, agrupamento, quantidade, associação numérica, entre outros, todo esse processo é importantíssimo para o estudante.

A técnica precisa existir com objetivos, práticas e propostas bem direcionadas para a criança. à medida que ela consegue garantir a base é ainda mais importante para expandir o conhecimento. Ela precisa perceber, inclusive, que a matemática é importante para o dia a dia, e que pode ser usada de forma leve. 

O Kumon de matemática tem um objetivo muito claro em desenvolver o cálculo mental e promover a ampliação do raciocínio lógico do ser humano. É uma aprendizagem significativa, muito pautada no aluno como o verdadeiro agente responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem através da autoinstrução. O aluno é constantemente estimulado a ir além e adquire, com isso, a capacidade de raciocínio lógico, concentração e independência.

O Kumon é um método de estudo japonês criado em 1958 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português, inglês e japonês, para crianças de todas as idades.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 13h45 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

30° Sensação
28 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (50mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 26°

Chuvoso
Monday (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva