Justiça Tocantins
Seciju realiza blitz informativa sobre combate e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa
Ação, em alusão ao Junho Violeta, foi realizada nesta terça-feira, 14, com a distribuição de materiais informativos em instituições e espaços públicos
14/06/2022 15h45
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Durante a blitz, foram passadas informações sobre os tipos de violências e os canais de denúncias - Foto: Naab Thalys/Governo do Tocantins

Em apoio à campanha de combate e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou, nesta terça-feira, 14, uma blitz educativa sobre violências sofridas pelos idosos e como denunciar.

Mobilizada pela Diretoria de Direitos Humanos da Seciju, por meio Gerência de Diversidade e Inclusão Social, a blitz faz parte das ações em alusão ao Junho Violeta que aborda o tema com a distribuição de fôlderes informativos e o Estatuto do Idoso na Rodoviária Interestadual de Palmas e em todas as secretarias sobre os tipos de violências, como identificá-las e os principais canais de denúncia.

A gerente Verônica Salustiano explica que a ação iniciou com a blitz e culminará com a posse dos representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi), órgão de controle e de fiscalização das ações dirigidas à proteção, à defesa e à garantia dos direitos do idoso, no dia 15 de junho, data oficial do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída pela Organização das Nações Unidas.

“Nosso foco é distribuir esses materiais informativos em diversos órgãos do Estado e à sociedade em geral, a fim de conscientizarmos sobre as violências sofridas pelas pessoas idosas, alertando sobre os diversos tipos de violências, principalmente as que não são físicas, mas a negligência, o abandono e a violência financeira. Além da conscientização, informamos sobre a existência dos canais e dos órgãos de denúncia”, reforçou.

Continua após a publicidade

Denúncia

Para Maria Aparecida Oliveira, de 71 anos, a campanha é muito importante para esclarecer às pessoas quanto aos direitos da pessoa idosa. “A violência não cabe em lugar nenhum, em qualquer idade. A campanha veio a calhar e principalmente quando veio a pandemia que prejudicou algumas ações, então tem todo o meu apoio”, falou.

A blitz ocorreu durante toda a manhã, passando por diversas instituições públicas, conduzida pelos servidores da Gerência, Júlia Labri e Artur Aguiar.

Continua após a publicidade