Unidade conta com confecção de CNH e de Placa Veicular, além de sala para provas de legislação
O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), inaugurou o primeiro Posto Avançado de Atendimento do interior, nesta terça-feira (07/06), em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). A ação faz parte da agenda do Governo Presente, comandada pelo governador Wilson Lima em Humaitá e Apuí.
No novo posto serão realizados serviço que antes só aconteciam em Manaus, como a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e confecção de placas de veículos.
O Posto Avançado de Atendimento doDetran-AMem Humaitá também vai ampliar a capacidade de atendimento, saindo de três guichês para oito, sendo um preferencial para idoso e pessoa com deficiência, um exclusivo para mototaxistas, além de um para captura de imagem e biometria e outro para pagamento de dívidas de veículos com cartão de crédito.
Além da ampliação da capacidade de atendimento das pessoas que buscarem por serviços de veículos e de Carteira de Habilitação, o posto vai contar com uma sala para provas teóricas de legislação, com o mesmo sistema eletrônico utilizado em Manaus.
“Antes as pessoas que precisavam fazer os exames teóricos de legislação tinham que aguardar os examinadores virem de Manaus e a prova era aplicada em papel. Agora não. As provas serão realizadas em um computador e com regularidade”, explicou David Fernandes, diretor técnico do Detran Amazonas.
O Posto Avançado conta com uma estrutura cinco vezes maior que a existente, até então, em Humaitá. O novo prédio fica no bairro de Santo Antônio e conta com área para vistoria de veículos, além de uma gráfica para impressão das CNH’s e de uma empresa para confeccionar as placas dos veículos no próprio município.
“Antes esses dois serviços demoravam meses para serem realizados, pois sua confecção só era feita em Manaus. Agora a CNH vai ficar pronta em dois dias e as placas também”, afirmou Fernandes.
O primeiro humaitaense a ser atendido no posto, após a inauguração, foi o motoboy Taineisson Ferreira, 21. Ele foi emplacar a moto comprada recentemente.
“Fiquei bem feliz em saber que já não vou precisar esperar tanto para emplacar minha moto. Humaitá estava precisando de um posto melhorado do Detran. O antigo era apertado e demorava muito para as coisas serem feitas. Esse novo está bonito, espaçoso e o melhor, os serviços serão mais rápidos”, comemorou.
O Posto Avançado do Detran em Humaitá vai funcionar como uma espécie de polo para atender aos municípios da região sul do Amazonas, como Apuí, Lábrea e Manicoré. Isso, por si só, vai melhorar a vida dos usuários dessa região e trazer receita para o Estado, uma vez que a maioria dos veículos em circulação em Humaitá, Apuí e Lábrea são registrados no estado de Rondônia.
“Para o nosso município isso será muito bom, pois com esses veículos sendo legalizados aqui, vamos aumentar nossa arrecadação com o IPVA e, assim, investir na melhoria da infraestrutura das ruas da cidade”, comemorou o prefeito do município Dedei Lobo.
Pela legislação estadual, 50% do IPVA fica nos cofres do município e a outra metade no Estado. Humaitá tem uma frota registrada de apenas 10.439 veículos, porém, mais de 30 mil circulam no município.
Além do primeiro Posto Avançado de Atendimento em Humaitá, o Detran-AM também realizou a entrega dos primeiros kits de capacete e de colete para os mototaxistas capacitados pelo projeto Motociclista Legal. Ao todo, 250 profissionais foram beneficiados.
Nesta terça-feira, o Detran também entregou kits de segurança para os mototaxistas de Apuí (distante 453 quilômetros da capital). Foram beneficiados 60 profissionais, como o Adriano Dias, 31. “Queria agradecer ao governador do estado, Wilson Lima, por essa ajuda que nunca foi prestada para essa categoria. Trabalho há mais de sete anos como mototaxista e nunca tivemos essa atenção de nenhum governo”, declarou.
O projeto Motociclistas Legal faz parte do Programa Detran Cidadão, que é uma iniciativa do Governo do Amazonas para capacitar, gratuitamente, os mototaxistas e motofretistas do estado com o curso de capacitação e de atualização e depois dotá-los de um kit de segurança contendo capacete e colete.