Friday, 19 de August de 2022 18:12
83.9.9606-0256
Brasil Passaporte da vacina

O que é o passaporte da vacina e qual o posicionamento dos brasileiros?

Grande exemplo de uma ótima gestão foi visto na Nova Zelândia, onde as medidas de restrição foram extremamente rigorosas desde o início da pandemia, visando minimizar seu impacto desde o começo.

23/12/2021 09h21
Por: Redação Fonte: TV cariri
O que é o passaporte da vacina e qual o posicionamento dos brasileiros?

A pandemia de coronavírus, que começou a mostrar seus primeiros sinais de frenagem devido ao avanço de pesquisas e campanhas de vacinação realizadas mundialmente, desde o início foi assunto de polêmicas, debates e discussões ideológicas.

 

Essa realidade fez com que a atuação da ciência fosse seriamente colocada em cheque, visto que para grande parte da população, a existência do coronavírus e da pandemia como um todo não era verídica, e que os dados divulgados pela mídia e pela OMS são fraudulentos.

 

Independente do debate acalorado na esfera pública e social, ou seja, um pouco fora do meio acadêmico e científico, cientistas, pesquisadores e diversos outros profissionais estudaram medidas de proteção e desenvolveram uma metodologia de pesquisa descritiva visando mitigar os efeitos colaterais da pandemia.

 

Algumas das medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, em escala global, foram:

 

  1. Uso de máscaras

  2. Reforçar a higiene pessoal

  3. Higienizar compras

  4. Evitar aglomerações

  5. Vacinação efetiva



Contudo, autoridades públicas, como políticos e chefes de estado também tiveram um papel derradeiro no combate e na gestão da pandemia. 

 

Uma das medidas anunciadas recentemente, em escala nacional, pelo ministro Luís Roberto Barroso, é a adoção do passaporte da vacina.

 

Mas o que exatamente é o passaporte da vacina? Como será possível tirar este documento e também, qual o posicionamento dos brasileiros em relação à obrigatoriedade deste passaporte?

 

Hoje iremos ver alguns detalhes burocráticos e mais algumas questões que surgiram em decorrência da obrigatoriedade do passaporte da vacina, visando esclarecer estas dúvidas comentadas anteriormente!

 

Contextualizando

 

 

Como vimos acima, diversas medidas foram tomadas por cientistas, médicos, pesquisadores e também autoridades públicas, que foram essenciais na gestão da pandemia ao redor do mundo.

 

Grande exemplo de uma ótima gestão foi visto na Nova Zelândia, onde as medidas de restrição foram extremamente rigorosas desde o início da pandemia, visando minimizar seu impacto desde o começo.

 

Ainda, dentro das universidades, em nível de graduação, diversas alternativas e metodologias foram testadas a fim de auxiliar pesquisadores da linha de frente.

 

Logo, em nível básico de pesquisa, também foi possível ver o desenvolvimento de pesquisas descritivas no TCC.

 

Contudo, como discutido anteriormente, a medida mais recente tomada em relação à vacinação foi vinda do poder público, mais precisamente, pelo STF.

 

O que exatamente é o passaporte da vacina e qual sua utilidade?

 

 

De acordo com uma pesquisa descritiva realizada e publicada na plataforma da UFSM, o passaporte da vacina será um documento comprobatório de vacinação que será exigido para a entrada em diversos países.

 

O Brasil é um exemplo destes países, onde será necessária a apresentação deste documento comprobatório para a entrada em território nacional.

 

Por exemplo, países como a França e a Itália também estão entre os países que exigirão a apresentação do documento para permitir a entrada de estrangeiros nesses países.

 

De acordo com a decisão do Supremo, só poderão entrar no país viajantes ou estrangeiros que tiverem posse deste documento, comprovando seu estado vacinal.

 

Qual o posicionamento dos brasileiros mediante ao passaporte?

 

Conforme pesquisa realizada e publicada no jornal Estadão, aproximadamente dois terços dos brasileiros são favoráveis e, de maneira clara, apoiam a adoção do passaporte da vacina para a entrada de estrangeiros  viajantes no país.

 

A pesquisa foi realizada com pelo menos dois mil participantes, dos quais, aproximadamente 66% era favorável, enquanto aproximadamente 33% se mostraram contrários à obrigatoriedade do passaporte da vacina.

 

Voltando ao que foi constatado no início da reportagem, apesar de uma parcela significativa da população ser contrária a este tipo de medida, a grande maioria se mostra esperançosa na ciência e no combate à pandemia de maneira rigorosa.

 

Desta forma, será possível, em pouco tempo, que a normalidade seja restaurada e restabelecida pouco-a-pouco.

 

Portanto, além da atuação dos cientistas e pesquisadores, é possível ver que o papel do poder público e de órgãos públicos competentes são essenciais para vencermos a pandemia.

 

Mas, é essencial ressaltar também que a sociedade e a população também possuem um papel extremamente importante no que diz respeito ao apoio destas autoridades políticas e científicas, garantindo união e interesse comum entre a maior parte do país.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h53 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

25° Sensação
30 km/h Vento
74% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (20/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Sunday (21/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva