Justiça Tocantins
Cadeiras de rodas da Apae são reformadas por custodiados da Unidade Penal de Paraíso do Tocantins
Além da manutenção das cadeiras de rodas, privados de liberdade também atuam na limpeza e manutenção da Apae
24/05/2022 11h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Serviços prestados por custodiados possibilitam a redução de pena garantida na Lei da Execução Penal (LEP) - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Uma parceria de sucesso tem gerado bons frutos. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realizou a reforma de cadeiras de rodas utilizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, com disponibilização de mão de obra de custodiados da Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins.

De acordo com o chefe da Unidade, Leandro Oliveira de Sá, as reformas das cinco cadeiras executadas por dois custodiados iniciaram na semana passada com o desmonte, solda, graxa, regulação das peças, lavagem e pintura dos assentos móveis. "A polícia penal tem conseguido fazer com que a execução penal ou a custódia de presos provisórios traga benefícios à sociedade e que o princípio da eficiência da administração pública seja cumprido, além de dar uma devolutiva social com o trabalho dos presos", explicou.

Colaboração

A diretora da Escola Especial da Apae Luz da Vida, Márcia Gontijo, fez toda a articulação com a Unidade Penal. A diretora afirma que a parceria surgiu de forma inesperada, mas em um momento necessário. "Sempre levei livros para a Unidade Penal de Paraíso e durante a pandemia vi custodiados realizando a pintura do muro do local. Conversando com o chefe da Unidade Leandro Oliveira de Sá, ele ofereceu ajuda, nos organizamos e firmamos essa colaboração”, pontuou.

Continua após a publicidade

Outros serviços como limpeza e manutenção da Apae têm sido realizados por meio desta cooperação. “Eles têm nos ajudado muito e eu fiquei encantada de ver os presos trabalhando em prol da sociedade. É algo que parece simples, mas para nós é grandioso”, reforçou Márcia Gontijo.