Geral Tocantins
Servidores da inspeção animal da Adapec finalizam treinamento nas plantas frigoríficas federal em Goiás e Tocantins
Qualificação foi realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
17/05/2022 18h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Servidores da Adapec durante treinamento - Foto: Adapec/Governo do Tocantins

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) que atuam no Serviço Estadual de Inspeção (SIE) concluíram neste final de semana, um treinamento que estava sendo realizado em plantas frigoríficas registradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF) nas cidades de Rio Verde, Formosa e Palmeiras, em Goiás; e Aliança, no Tocantins. A qualificação foi realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com a atividade, os inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários) da Adapec foram capacitados para atuar na inspeção de frigoríficos de suínos e melhorias na inspeção do abate de aves e pescado. “Nós temos hoje no Tocantins demanda de abertura de frigoríficos para inspeção de suínos e houve um aumento considerável para inspeção em frigoríficos de aves com novos pedidos para abertura de indústrias neste segmento, bem como de pescado que já conta com dois frigoríficos registrados no SIE e também pedidos de abertura de outros que estão em andamento”, destacou o gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio José de Sousa Caminha.

O gerente acrescentou ainda que mediante este cenário positivo para a agroindústria, houve a necessidade de buscar melhoria e a qualificação da equipe para atuar nestas empresas, uma vez que muitas delas têm interesses no selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) ou já possui, e a Agência precisa manter a equivalência do seu serviço com a inspeção federal.

O inspetor de defesa agropecuária Joaquim Roberto Alves Maia participou do treinamento e destacou a importância da qualificação para a atuação do serviço de inspeção da Adapec. “O treinamento nos permitiu avaliar e comparar as nossas ações com o Sistema Federal de inspeção.Buscamos esta equivalência dentro das proporções. Durante esta semana acompanhamos de forma prática todo o fluxo de inspeção de uma planta frigorífica do SIF, o que nos permite aproximar aqui o nosso sistema de inspeção”, destacou.

Continua após a publicidade