Um artista consagrado e um artista de território popular juntos no mesmo palco. Essa é a premissa daMostra Maré de Música, projeto realizado pela Redes da Maré e contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2021. A partir desta sexta-feira, 20 de maio, o festival acontece no Centro de Artes das Maré (CAM) e receberá oito shows ao longo do ano, em formato híbrido.
Conectando público e artistas num único espaço, aMostra Maré de Músicatem o objetivo de democratizar o acesso à cultura num palco alternativo da cena musical do Rio. O projeto se apresenta como afirmação da potencialidade da favela e, por meio da desconstrução dos preconceitos criados a respeito do território periférico, o festival também revela talentos e conecta artistas de diferentes trajetórias.
O maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro é a Maré. E, como espaço importante da cidade, também busca potencializar a cena musical da capital carioca com oito shows já agendados: o grupo Vou pro Sereno, os grupos locais No Lance e Fundamental, além da cantora popular Marcelle Motta, no dia 20 de maio (sexta-feira), a partir das 20h; Rico Dalasam e Kae Guajajara, no dia 23 de junho (quinta-feira); e Mariana Aydar e Os Três Forrozeiros, no dia 5 de agosto (sexta-feira).
Fundada na década de 40 por migrantes nordestinos, a Maré é denominada uma “Babel Musical”, segundo os organizadores da Mostra Maré de Música. É referência ao agrupar tambores africanos, metais, música clássica, funk e forró; seja por meio de iniciativas culturais ou pelo som que a própria população gigantesca produz e projeta de suas casas para as ruas e vielas do bairro carioca.
Serviço
Mostra Maré de Música
Dia 20 de maio de 2022 l Horário: 20h
Entrada gratuita
Local:Centro de Artes da Maré
Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 181 - Maré, Rio de Janeiro/RJ