Cidades Mato Grosso
Lucas do Rio Verde marca presença no 22º Encontro Regional do Congemas
Com objetivo de realizar uma troca de experiências, fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de...
16/05/2022 16h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
(Foto: Ascom Prefeitura)

Com objetivo de realizar uma troca de experiências, fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social, foi realizado no mês de maio o 22º Encontro Regional do Congemas, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde esteve presente no encontro, que aconteceu nos dias 10 e 11. A escolha do mês de maio é alusiva à data de comemoração do Dia do Assistente Social (15).

O evento teve como tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”.

“Eu e a secretária adjunta Débora Carneiro tivemos a oportunidade de participar do encontro e avalio que os encontros devam unir forças para trazermos mais políticas de apoio para a Assistência Social. Foi inclusive falado de uma marcha para realizarmos em Brasília para que autoridades abram a visão quanto a importância dos trabalhos realizados na área. Saímos dali com algumas propostas que serão expostas no mês de junho no Encontro Nacional do Congemas”, explica a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

O encontro recebeu profissionais, gestores e técnicos que atuam no Sistema Único de Assistência Social dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (DF), com rodas de debate, painéis temáticos, oficinas e palestras simultâneas, apresentando ideias e discutindo assuntos como o Programa Auxílio Brasil até Fluxo Migratórios (movimento de entrada e saída de pessoas), com um olhar atento sobre a proteção socioassistencial e para os problemas vivenciados nos municípios.

Continua após a publicidade

Os encontros regionais de gestores municipais de Assistência Social são realizados a cada dois anos, porém, estavam suspensos devido à pandemia.

O objetivo da fomentação dos debates é a análise de dados referentes à região Centro-Oeste. Após o evento, uma carta de propostas foi elaborada e encaminhada ao colegiado nacional.