Sunday, 26 de June de 2022 14:56
83.9.9606-0256
Assistência Social Tocantins

Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins

Aproveitamento integral dos alimentos e plantas alimentícias não convencionais são bases dos pratos apresentados ao público

10/05/2022 16h41
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Oficinas, palestras e degustação fazem parte da programação da Setas na Agrotins - Foto: Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Oficinas, palestras e degustação fazem parte da programação da Setas na Agrotins - Foto: Leandro Paiva/Governo do Tocantins

Já pensou em comer a casca da banana? E substituir o frango por caju na torta? Imagina um doce parecido com a cocada, mas feito da casca da melancia! Sim, tudo isso é possível e você pode degustar e aprender, gratuitamente, no estande da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), durante a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022).

Buscando incentivar uma alimentação saudável e econômica, a Setas desenvolve um projeto que ensina a população a aproveitar os alimentos típicos da nossa região de forma integral, além de inserir Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs) nos cardápios. Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, Jéssica Santana, a iniciativa promove ao mesmo tempo geração de renda e uma alimentação mais rica do ponto de vista nutricional. “Temos uma grande variedade e abundância de bons alimentos em nosso Cerrado e, muitas vezes, as pessoas não sabem como aproveitar. Nossa intenção é despertar a criatividade da população, bem como proporcionar cardápios mais nutritivos e uma fonte de renda com venda de pães, doces, geleias, compotas e muito mais”, pontua.

Durante a Agrotins 2022, que ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, a Setas demonstrará a iniciativa por meio de palestras, oficinas e degustações.

A professora de Agronomia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Lagoa da Confusão visitou o estande da Setas no Pavilhão Institucional da Agrotins e se surpreendeu com o trabalho realizado com as Pancs. “São alimentos ricos nutricionalmente que iriam para o lixo, mas aqui viram saborosas receitas, que tanto podem ser consumidas quanto ser transformadas em fonte de renda. Provei o brigadeiro de casca de banana verde e é delicioso”, comentou.

Exposição da política de Segurança Alimentar e Nutricional

Com a parceria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-TO), a Setas também está apresentando as principais pautas da área durante a Feira. A gerente Jéssica Santana explica que é fundamental mostrar, para a população e os gestores municipais, a importância de consolidar os instrumentos que promovem o debate, o controle social e a execução da política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Estamos trabalhando pela implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e do nosso Plano Estadual de Segurança Alimentar. Quem desejar saber mais sobre essa política que trabalha o combate à fome, estamos à disposição no estande da Setas”, avisa.

Para a estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Bárbara Mydiã, além da deliciosa experiência de degustar alimentos que poderiam terminar no lixo, a visita ao estande da Setas foi uma surpresa pela oportunidade de conhecer o Sisan. “Não tinha conhecimento de um Sistema que trabalha para garantir alimentação de qualidade a pessoas mais carentes”, afirmou.

A autônoma Karoline Martins também aprovou a iniciativa. “Todos nós queremos ter umaalimentação saudável, mas muitas vezes não sabemos por onde começar. Aqui, além de comer coisas deliciosas aprendemos a preparar de forma saudável”, informou.

Programação

Dia 10 de maio (terça-feira)

Horário– Das 9 às 17 horas;

Local :Estande circular 7 – Pavilhão Institucional;

Ação :Exposição e degustação de produtos com aproveitamento integral de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais.

Dia 11 de maio (quarta-feira)

Horário– Das 9 às 17 horas;

Local :Estande circular 7 – Pavilhão Institucional;

Ações :-Exposição e degustação de produtos com aproveitamento integral de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais;

- Divulgação do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional;

- Dinâmicas de grupo.

Dia 12 de maio (quinta-feira)

Horário– Das 14 às 17 horas;

Local :Laboratório de Ciências e Tecnologia de Alimentos (Lactec);

Ação :Minioficina de Aproveitamento Integral de Alimentos Regionais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) com a engenheira de Alimentos e nutricionista, Ana Karla Rodrigues.

Dia 13 de maio (sexta –feira)

Horário– Das 10h30 às 11h40;

Local :Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária Rural (CTC);

Ação :PalestraSegurança Alimentar e Nutricional e Inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) na Alimentação,com engenheira de Alimentos e nutricionista, Ana Karla Rodrigues.

Dias 14 de maio (sábado)

Horário– das 9 às 17 horas;

Local :Estande circular 7 – Pavilhão Institucional;

Ação :Divulgação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins
A professora Natália Couto aprovou a degustação - Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins
A estudante Bárbara Midiã conheceu o Sisan - Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins
Autônoma Karoline Martins planeja novas receitas com o conhecimento adquirido - Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 14h42 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

33° Sensação
19 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol e Chuva
Tuesday (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva