Cidades Espírito Santo
Pelos trilhos da ferrovia e coração no campo, João Neiva completa 34 anos nesta quarta (11)
Em 11 de maio de 1988,  João Neiva se tornava município, emancipando-se de Ibiraçu e construindo sua própria história desde então. Os filhos de Joã...
10/05/2022 08h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de João Neiva - ES
" src=

Em 11 de maio de 1988,  João Neiva se tornava município, emancipando-se de Ibiraçu e construindo sua própria história desde então. Os filhos de João Neiva são compostos por várias raças, cores e etnias. É presente a marca que os povos negro e italiano deixaram em João Neiva.

Com uma natureza deslumbrante, João Neiva possui muitos atrativos turísticos, como cachoeiras e trilhas em diversos pontos do município. A cultura também é forte em nossa cidade. Vários expoentes da arte e literatura capixaba são de João Neiva.

A agricultura é a força motriz da economia joaoneivense. Café conilon, cacau e a agroindústria fazem parte de João Neiva. O município também possui um Polo Industrial e um setor de comércio e serviço pujantes.

E tudo começou muito antes do dia 11 de maio de 1988. As primeiras famílias italianas chegaram ao interior de João Neiva nos distritos de Acioli a partir de 1887 e Demétrio Ribeiro em 1891.

Continua após a publicidade

No início do século XX, o engenheiro e deputado federal baiano João Augusto Neiva, muito lutou na Câmara Federal para a instalação da Estrada de Ferro Diamantina, pertencente a Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Com a instalação da Estrada de Ferro surge a Estação Ferroviária, inaugurada em 20 de dezembro de 1905. O terreno para realização da obra foi doado pelo Sr. Negri Orestes.

Pedro Nolasco, que foi idealizador da construção da Estrada de Ferro, para homenagear o deputado federal João Augusto Neiva, deu à Estação o nome de João Neiva. É em torno da Estação que surge o povoado “João Neiva".

Continua após a publicidade

E por falar em ferrovias, o professor  e ex-vereador por quatro mandatos, Élio Campagnaro, que participou ativamente do processo de emancipação, salienta a importância do setor para a história da economia de João Neiva: “A área ferroviária gerou muitos postos de trabalho no município. A Vale em João Neiva teve um período em que possuía mais de 400 empregados. Foram eles, juntamente com os Padres Combonianos, que construíram nossas primeiras escolas fomentando a educação, cultura, esportes, igrejas e o hospital da cidade. ”

Governador interino assina emancipação- Em 30 de dezembro de 1921, João Neiva, através da Lei n.º 1305 é elevada a Distrito. O vice-governador do Estado Carlos Alberto Batista da Cunha, exercendo interinamente o cargo de Governador do Estado, assinou a Lei n.º 4076 publicada no diário Oficial de 11 de maio de 1988, criando o Município de João Neiva.

No dia 15 de novembro de 1988, realizou-se a primeira eleição no Município. Tendo sido eleito para Prefeito, Aluyzio Morelatto, para Vice-prefeito, José Anízio Ivo Secomandi, e para a primeira Câmara Municipal os Vereadores: Alécio Jocimar Fávaro, Antônio Pandolfi, Augusto Tessarolo, Ayrton Fornaciari, Edson Luiz Dal Piaz Coutinho, José Carlos Alves dos Santos, José Domingos Del Pupo, José Francisco Grippa, José Geraldo Colombo, Jurandir Mattos do Nascimento, Maria Luiza Casoti Louzada, Natalino Antonio Gasparine e Waldemar de Barros.

Continua após a publicidade

Priscila Moreschi
Comunicação