Com o objetivo de garantir assistência a pacientes com fibromialgia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está expandindo o atendimento a esse público e outros pacientes portadores de doenças crônicas através dos Ambulatórios de Referência em Dor nas Policlínicas. O serviço já está em funcionamento na Policlínica do Coroadinho, e em fase implantação em mais três unidades do interior do estado.
“Implantamos esse serviço na capital e agora começamos a descentralizar para o restante do estado. Estamos implantando esse serviço nas Policlínicas de Imperatriz, Presidente Dutra e Codó. Será uma rede de especialidades que vai atender esses pacientes, principalmente aqueles que sofrem de fibromialgia. É mais um serviço, mais uma ampliação e também um avanço no sistema de saúde do Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Segundo estimativa, cerca 2,5% da população maranhense tem a doença. O Ambulatório de Referência em Dor é mais uma das ações do Governo do Estado para ampliar os atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde no Maranhão, oferecendo tratamento intervencionista a pacientes com dores em decorrência de doenças neurológicas, metabólicas, emocionais e de cirurgias.
“Esse serviço trata-se de um avanço na saúde pública do Maranhão, mais um implemento para tratar esses pacientes que têm dor crônica. É oferecido o tratamento com o clínico de dor, específico para fazer o tratamento dessa patologia, além do tratamento com a equipe multidisciplinar. Esse paciente também é encaminhado para os centros de reabilitação para fazer complemento do tratamento”, destacou o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro.
A expectativa do serviço é estruturar um tratamento de referência em doenças da dor, com inclusão de cuidados paliativos, práticas integrativas e outras técnicas organizadas por meio de um protocolo padronizado.
Mín. 23° Máx. 28°